5 artistas que são exemplos da luta pelo direito das mulheres

8 de março de 2023

Não tem como falar do dia da Mulher e não relembrar os grandes ícones da música, que usaram da sua voz e influência para dar visibilidade a essa luta, que emprestaram a sua imagem e foram muitas vezes desmerecidas, julgadas e rotuladas por uma sociedade achacosa, acostumada a dominar aqueles que considerava mais enfraquecidos. Mas com o avanço dos tempos e depois de muita luta, as mulheres foram ganhando o seu espaço e o seu tão merecido respeito. Ainda não é o ideal, mas já podemos agradecer, pois os avanços foram imensos e cada dia mais podemos ver mulheres levantando os seus olhos e usando as suas vozes, reivindicando e ocupando espaços.

Para trazer um pouco de atitude sonora e de força feminina, separei 5 artistas mulheres que fizeram a diferença tanto na história da música, quanto na luta pelos direito, confira a lista:

RITA LEE

A rainha do rock nacional nunca se denominou feminista, talvez porque achava que não precisava dessa bandeira ou talvez por nem perceber o que estava fazendo, mas quando aquela menina de cabelos ruivos, subia no palco e fazia o que queria, estava ensinando muitas outras garotas que o lugar delas era aonde elas quisessem. Fora a sua atitude, Rita sempre trouxe pautas das mulheres para as suas canções, “Pagu” é um dos grandes exemplos.

ARETHA FRANKLIN

Mais uma rainha na lista, desta vez a rainha do Soul, uma das vozes mais potentes do R&B, Aretha Franklin mudou o sentido original da música ‘Respect’, transformando a canção em um dos grandes hinos feministas e da luta por direitos civis.

“Não vou cometer o mesmo erro quando você for embora / Não vou errar, porque eu não quero / Tudo que estou pedindo / é um pouco de respeito quando você chegar em casa (só um pouquinho) / Estou a ponto de te dar todo meu dinheiro / E tudo que eu te peço é um retorno, querido / O que é meu por direito / Quando você chegar em casa”

MADONNA

A realeza está marcando presença nessa lista. A rainha do POP, desafiou em diversas vezes o machismo e conservadorismo, que insistia em negar a sexualidade da mulher e que se escandalizava a cada aparição e novo disco da rainha do pop. A Madonna tratava de assuntos como sexo fora do casamento, aborto, reivindicava que as mulheres se expressassem e falava de masturbação e da luta LGBTQIA+. Vale muito a pena ir atrás da historia e das batalhas que ela travou pelo feminismo.

JANIS JOPLIN

Janis, desde muito nova prestava a atenção sobre as exigências físicas e de comportamento que caia sobre a mulher, ela notava que era diferente, seu corpo, suas curvas, seu jeito de se expressar, era muito diferente das outras mulheres que estampavam as capas de revistas. Por muito tempo tentou ser magra, se enquadrar no padrão que a sociedade aprovava. Mas que bom que ela desistiu dessa luta, preferiu se destacar por outras razões, ser notada por ser diferente, por ter sua opinião e depois de um tempo isso se tornou a sua maior qualidade.

JOAN JETT

Uma das mulheres mais potentes e importantes da história do rock, Joan Jett, é também conhecida como um dos maiores exemplos de feministas, ela sempre fala sobre os direitos das mulheres, sai em defesa de pautas que por muitas vezes são invisibilizadas. Também sempre questionou e bateu de frente com o machismo do universo musical e da arte de modo geral.

Claro que muitas mulheres faltaram nesta lista, essas são apenas um pequeno grupo dos grandes exemplos, mas o que não faltam são as representantes do passado e da atualidade que lutam e debatem o tema nas suas músicas e apresentações.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.