Lasse Wellander, guitarrista do Abba morre aos 70 anos
10 de abril de 2023
Músico sueco participou de turnês com o grupo na década de 1970. Wellander também participou das gravações do álbum ‘Voyage’ e das trilhas sonoras dos filmes ‘Mamma Mia!’.
O músico sueco Lasse Wellander, que trabalhou como guitarrista do ABBA na década de 1970, morreu aos 70 anos. A informação foi divulgada no perfil do Instagram da banda, na manhã desta segunda-feira (10).
“Lasse foi um amigo querido, um cara engraçado e um guitarrista excelente”, diz o comunicado na rede social do ABBA.
“A importância de sua criatividade no estúdio de gravação, bem como seu trabalho de guitarra sólido no palco foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido.”
O guitarrista começou a carreira na década de 1960, tocando em bandas locais da Suécia. O primeiro trabalho com o ABBA veio em 1974, na gravação das canções Intermezzo No.1 e Crazy World.
Logo depois, o músico se tornou o principal guitarrista dos álbuns do ABBA, saindo em turnê com o grupo entre 1975 e 1980. Wellander também esteve presente no álbum Voyage, lançado em 2021.
Além disso, o guitarrista também participou das gravações das trilhas sonoras dos filmes “Mamma Mia!” e “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo”, que trazem canções do ABBA nas histórias.
Durante a carreira, lançou sete álbuns solo e se tornou um dos principais guitarristas da Suécia.
No perfil do músico no Facebook, a família informou que Wellander morreu na sexta-feira (7), em decorrência de um câncer.
“Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso. Carinhoso, seguro, carinhoso e amoroso… e muito mais, que não pode ser descrito em palavras. Um centro nas nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos de viver sem você”, diz o comunicado na rede social. “Nós amamos e sentimos muito a tua falta”