Luiz Schiavon, tecladista e fundador do RPM morre aos 64 anos

15 de junho de 2023

Luiz Antônio Schiavon Pereira (5 de outubro de 1958 – 15 de junho de 2023) faleceu na madrugada de hoje (15), aos 64 anos, em decorrência de cirurgia feita em hospital de Osasco (SP) para controlar doença autoimune, põe em evidência a grande – e nem sempre reconhecida – contribuição do tecladista, compositor, arranjador e maestro nascido em São Paulo (SP) à música do Brasil.

Sem Schiavon, Paulo Ricardo nunca produziu música tão expressiva quanto as parcerias com o amigo do Brasil com quem entrou em contato em fins de 1983 ao vislumbrar em Londres, Inglaterra, a viabilidade de criar a banda que se tornaria o RPM. E a recíproca foi verdadeira: sem Paulo, Schiavon brilhou menos do que podia.

E, se Paulo Ricardo ligou de imediato para Luiz Schiavon de Londres, foi porque tinha consciência de que o tecladista – apaixonado por rock progressivo, mote da Aura, banda efêmera formada por Schiavon – era o músico que poderia pôr em prática as ideias do vocalista.

Quando o RPM se reuniu em 2011, após idas e vindas, ninguém acreditava no grupo paulistano que se formara em fins de 1983, debutara no palco em maio de 1984 na cidade natal de São Paulo (SP), lançara o primeiro álbum em 1985, virara fenômeno em 1986 com o disco Rádio pirata ao vivo e, megalômano, começara a implodir em 1987 entre egotrips e competições internas dos integrantes por mais dinheiro e espaço dentro da banda.

Contudo, a descrença se dissipou assim que o grupo apresentou quatro (boas) músicas inéditas – Dois olhos verdes, Crepúsculo, Muito tudo e Ela é demais (pra mim) – em 15 de maio daquele ano de 2011. Bastava ouvir a melhor delas, Dois olhos verdes, para perceber que voltara a alquimia da parceria dos dois fundadores do RPM.

Não fosse a implosão da banda diante da fama avassaladora que mexeu com a cabeça dos músicos, o vocalista e baixista Paulo Ricardo e o tecladista Luiz Schiavon poderiam ter se firmado como parceiros fundamentais do rock brasileiro dos anos 1980. Ainda assim, algumas músicas da dupla de compositores –como Olhar 43, Rádio pirata, Juvenília, Louras geladas e A cruz e a espada, todas do primeiro antológico álbum do RPM, Revoluções por minuto (1985) – já são suficientes para garantir para ambos um lugar nobre na história do pop nacional.

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