Estilo de vida saudável promove cuidado com a saúde feminina e previne o câncer de mama
26 de outubro de 2023
Outubro é o mês oficial de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o tipo mais frequente na mulher brasileira com alta letalidade, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA. Hábitos saudáveis e uma rotina de exercícios são as principais recomendações dos especialistas para prevenir esse e qualquer outro tipo de câncer.
“Mais um ano o Outubro Rosa chega para estimular as mulheres a ter um estilo de vida mais saudável, com prática de exercícios físicos regularmente e uma boa alimentação. A atividade física regular, especialmente a musculação, ajuda a transformar as gorduras em proteínas e libera hormônios que aumentam os níveis de energia e disposição e melhoram a qualidade de vida. Além de, é claro, a consulta preventiva com especialista”, afirma o médico cooperado da Unimed Curitiba, especialista em mastologia e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Cícero de Andrade Urban.
De acordo com o vice-presidente da SBM, ter idade acima de 40 anos, histórico familiar, menarca precoce, menopausa tardia, parto após os 26 anos de idade e consumo de álcool e tabaco são alguns fatores de risco mais importantes relacionados ao câncer de mama. Por isso, a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia é que, mesmo sem sintomas, mulheres a partir dos 40 anos façam anualmente a mamografia. Já mulheres consideradas de alto risco devem procurar acompanhamento individualizado. Esse grupo inclui aquelas com história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos.
“Ter um estilo de vida saudável promove cuidado com a saúde feminina e previne o câncer de mama. Por isso, faça sua consulta preventiva. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 95%. Além disso, adote hábitos saudáveis e apoie as mulheres ao seu redor. Quando você se cuida, a vida comemora”, finaliza.