Saiba quais são os vinis mais vendidos entre os anos 1970 e 1999

9 de maio de 2024

O relatório mais recente da Official Charts Company revelou os álbuns de vinil mais vendidos no Reino Unido desde o início do século 21, oferecendo uma janela interessante para o legado duradouro da boa música. Encabeçando a lista está o mega-hit “Rumors” do Fleetwood Mac, seguido por outros álbuns icônicos como “The Dark Side Of The Moon” do Pink Floyd, “Nevermind” do Nirvana, “(What’s The Story) Morning Glory” do Oasis e a compilação de maiores sucessos do Queen.

Com vendas impressionantes, “Rumours” vendeu quase 280.000 cópias em vinil apenas neste milênio, provando o sucesso duradouro do grupo. Outros álbuns clássicos que figuram no top 20 incluem “Definitely Maybe” do Oasis, “The Rise And Fall Of Ziggy Stardust” de David Bowie, “The Queen Is Dead” dos The Smiths, “Wish You Were Here” do Pink Floyd, a trilha sonora de “Pulp Fiction”, “Unknown Pleasures” do Joy Division, “OK Computer” do Radiohead e a compilação “Gold” do Abba.

É interessante notar que o ABBA Gold continua a ser o álbum com a maior permanência nas paradas de todos os tempos no Reino Unido. Além disso, ao lado do Fleetwood Mac, os superastros suecos são a única banda com membros femininos incluídos no Top 20, destacando uma problemática do meio musical, que demorou para aceitar a diversidade e a influência das mulheres na música.

O relatório também destaca o ressurgimento do vinil, com o Reino Unido recentemente experimentando a maior semana em vendas de vinil em três décadas, impulsionada pelo Record Store Day e marcada por um total de 306.791 unidades vendidas entre álbuns e singles de vinil.

Informação via: Loundersound

Tags:

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.