Fita original da audição dos Beatles reaparece em loja de discos no Canadá

26 de março de 2025

Uma das sessões mais controversas da história do rock, e possivelmente a rejeição mais famosa da indústria fonográfica, ressurgiu mais de 60 anos depois, em um lugar totalmente inesperado: uma pequena loja de discos em Vancouver, no Canadá.

Rob Frith, dono da Neptoon Records, se deparou com uma fita rotulada apenas como Beatles 60s Demos. Por anos, o item ficou encostado como se fosse apenas mais um bootleg entre tantos. Até que ele decidiu ouvi-la. O que saiu dos alto-falantes o deixou atônito.

“Parece que os Beatles estão na sala. A qualidade é surreal”, contou Frith, ainda incrédulo com o que pode ser uma cópia direta da fita master da audição do grupo para a Decca Records, gravada em 1º de janeiro de 1962.

Para quem não está familiarizado com o episódio: a Decca Records recusou os Beatles após essa sessão, argumentando que “grupos de guitarras estavam fora de moda”. É claro que o tiro saiu pela culatra, no ano seguinte, os Beatles assinariam com a Parlophone, sob a tutela de George Martin, e mudariam a história da música com o lançamento de Please Please Me.

Essa sessão perdida da Decca, gravada com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e o baterista Pete Best, já circulou em versões piratas, mas nenhuma com a clareza sonora que Frith relata.

Segundo ele, a fita traz 15 faixas, incluindo versões cruas de músicas como “Money (That’s What I Want)”, que já pode ser ouvida em um trecho no Instagram da loja Neptoon Records — e que rapidamente virou febre entre beatlemaníacos.

Um item raro… e com uma história digna de filme

O enigma só aumentou quando Frith descobriu como a fita chegou ao Canadá. Ela foi trazida por Jack Herschorn, ex-executivo da indústria fonográfica, que afirma ter recebido a gravação de um produtor em Londres na década de 1970, com a sugestão de vendê-la na América do Norte. Herschorn recusou.

“Não parecia a coisa certa a se fazer. Esses caras são famosos, merecem os royalties. Essa fita merece ser lançada do jeito certo.”

Por enquanto, Frith diz que não pretende vender a fita, mas que adoraria entregá-la pessoalmente a Sir Paul McCartney — caso ele, por acaso, passe pela Neptoon Records em uma tarde tranquila em Vancouver. Também se mostrou disposto a disponibilizar uma cópia à própria Decca, agora com um possível arrependimento de seis décadas para digerir.

O valor histórico da fita é imenso, especialmente pela possibilidade de ser uma cópia de primeira geração da sessão original, com qualidade de estúdio. Se confirmada a autenticidade, trata-se de um artefato que pode mudar o modo como ouvimos e estudamos o início da maior banda pop de todos os tempos.

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