
King Crimson anuncia novo álbum de estúdio após duas décadas
9 de julho de 2025
Formação da última turnê grava novas músicas em estúdio; última vez que isso aconteceu foi em 2003
O silêncio de estúdio que durava mais de 20 anos foi finalmente quebrado: o King Crimson, um dos nomes mais emblemáticos do rock progressivo, está gravando um novo álbum. A notícia foi confirmada por Jakko Jakszyk, vocalista e guitarrista da banda desde 2013, em entrevista à revista Goldmine e divulgada pelo Consequence.
“Estamos fazendo um álbum de estúdio do King Crimson”, disse Jakszyk. “Tenho gravado isso com o objetivo de sair em algum formato em algum momento. Mas quem sabe quando?”, completou, sem se comprometer com datas.
Essa será a primeira obra de inéditas desde The Power to Believe (2003) e marca o retorno da banda ao estúdio com a mesma formação que rodou o mundo em turnês entre 2014 e 2021: Robert Fripp, Mel Collins, Tony Levin, Pat Mastelotto, Gavin Harrison, Jeremy Stacey e o próprio Jakszyk.
A proposta do novo trabalho inclui tanto músicas que já vinham sendo tocadas ao vivo, quanto composições ainda não reveladas ao público, agora ganhando produção em estúdio. “As versões de estúdio dessas peças e algumas outras partes e peças surgirão da montagem”, explicou Jakko, mantendo o tom enigmático característico da banda.
Enquanto a nova fase não chega oficialmente aos ouvidos dos fãs, parte do legado da banda segue sendo celebrado com o projeto BEAT, que reúne Tony Levin, Adrian Belew, Steve Vai e Danny Carey (Tool) em uma turnê dedicada à fase oitentista do Crimson. O grupo também lançará um disco ao vivo, BEAT LIVE, com registros de apresentações realizadas em 2024.
Criado em 1969, o King Crimson não apenas influenciou todo o movimento do rock progressivo como também segue como referência de inovação, técnica e imprevisibilidade musical. O novo álbum promete ser, ao mesmo tempo, uma continuação e uma reinvenção, como só Robert Fripp e seus parceiros sabem fazer.