
Lançamento: Motörhead é punk? Novo álbum tributo mostra que sim
16 de setembro de 2025
O Motörhead sempre foi mais do que heavy metal: sua atitude crua, direta e barulhenta fez com que a banda de Lemmy Kilmister fosse adorada também pela cena punk rock. Agora, essa conexão vai ser celebrada em grande estilo.
No dia 31 de outubro, a BMG lança Killed By Deaf – A Punk Tribute To Motörhead, um álbum tributo que reúne 14 faixas clássicas do Motörhead reinterpretadas por grandes nomes do punk. Entre eles estão Rancid, Pennywise, Lagwagon, GBH, The Bronx, Fear e Slaughterhouse.
O disco já chega com uma estreia especial: a inédita “Neat, Neat, Neat”, colaboração entre Motörhead e The Damned, gravada originalmente em 2002, mas lançada oficialmente só agora. O encontro entre duas lendas mostra como os limites entre punk e metal sempre foram mais tênues do que muitos imaginavam.
Em um comunicado antigo feito à imprensa (consequence.net), Lemmy resumiu bem essa relação entre o Motörhead e o punk:
“Os punks nos adoravam. A única razão pela qual não estávamos naquele grupo era porque tínhamos cabelo comprido, então, obviamente, devíamos ser heavy metal. Esse era o pensamento. Mas muitos jovens nos ouviram sem ver uma foto, então pensaram que éramos uma banda punk.”
Mais do que um tributo, Killed By Deaf é um reconhecimento da influência que o Motörhead exerceu em todas as vertentes pesadas da música do metal ao punk. Um lembrete de que a atitude é tão importante quanto o rótulo.
O álbum sai no dia 31 de outubro e promete ser essencial tanto para fãs de Motörhead quanto para quem vibra com o melhor do punk rock. Confira o single inédito: