ACRIDAS inaugura o Centro de Combate à Violência Infantil

27 de outubro de 2017

O objetivo é atender em rede e de forma multidisciplinar, a vítima e sua família nos casos de violência intrafamiliar.

O Centro de Combate à Violência Infantil – CECOVI será inaugurado no próximo dia 31 de outubro, terça-feira, às 1600h, na sede da ACRIDAS, no bairro do Bacacheri, com a presença de autoridades, empresários e a membros da Rede de Proteção à Infância de Curitiba. O evento começará com uma palestra sobre as realizações e novas abordagens que a instituição vem fazendo em prol das crianças e adolescentes. Em seguida, os convidados farão uma visita às instalações do CECOVI.

Depois de mais de 30 anos dedicados ao Acolhimento Institucional para até 90 crianças e adolescentes em 5 casas-lares e um berçário, a ACRIDAS está ampliando sua missão com mais essa iniciativa. O objetivo do CECOVI é atender em rede e de forma multidisciplinar, a vítima, seja crianças e/ou adolescentes, e sua família nos casos concretos de violência intrafamiliar.  Um aspecto fundamental nesse processo será a escuta especializada e sem revitimização para proteger a criança e ou adolescente. Para se ter uma ideia da importância desse aspecto, o   Instituto Médico Legal de Curitiba disponibilizará em suas instalações, um espaço para que a equipe multiprofissional do CECOVI atue em parcerias com seus médicos legistas de modo que após o processo de formação, de responsabilidade da equipe técnica IML, do roteiro de entrevista e escuta especializada, se possa abordar os direitos e necessidades dos sujeitos atendidos e os métodos adequados para um atendimento.

Segundo Leolina Cunha, superintendente da ACRIDAS, o CECOVI acompanhará caso a caso as ocorrências de violência e abuso tendo seu foco na violência doméstica seja física, sexual e/ou psicológica e ainda, o abandono. Ela já conta com uma equipe de voluntários composta inicialmente por duas psicólogas, duas assistentes Sociais e dois advogados, que atuarão em parceria com as redes de proteção locais, Conselhos Tutelares, NUCRIA, IML, Ministério Público, Judiciário, entre outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos de Curitiba.  O trabalho do CECOVI sempre foi diferenciado, pois, diante dos casos concretos de violência doméstica, enquanto o normal é apenas apontar o caminho para a vítima e sua família, a equipe do CECOVI se articula em rede e acompanha a vítima e sua família em todos os passos necessários até que seu resgate físico, emocional e social esteja legalmente assegurado.

Embora seja agora uma extensão da ACRIDAS, o CECOVI nasceu no coração de Leolina em 1998, em Fortaleza, após diversos trabalhos voltados à proteção de infância aos quais se dedicara quando ainda era solteira. Abriu mão de uma promissora carreira de advogada para atuar em trabalhos como FEBEM, montou um albergue chamado Projeto Minha Casa para meninos de rua que se tornou a República Grão de Mostarda num sítio doado.  Cerca de 30 desses meninos de rua atendidos por ela foram a festa do seu casamento. Ela implantou o CECOVI em Fortaleza e depois em Curitiba onde funcionou por 8 anos, e reinaugura-o   agora sob a cobertura da ACRIDAS.

Além do CECOVI,  a ACRIDAS implantou de forma pioneira em Curitiba, o Programa Família Acolhedora que já conta hoje com 5 famílias participando do projeto piloto;  ACRIDAS pratica a Advocacy  pois integra  o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – CEDCA –PR, a Rede de Instituições de Acolhimento – RIA e do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros movimentos sociais, promovendo uma incidência na área das políticas públicas voltadas para prevenir e enfrentar a violência contra crianças e adolescentes,  e está em andamento  a criação de  um Centro de Referência e Formação – CEREF para  promover a capacitação de profissionais que fazem parte do sistema de garantia de direitos na área da prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

Para mais informações:

comunicacao@acridas.org.br ou (41) 3352-4447 e (41) 9 9929-8865

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.