Arquiteta Curitibana lança livro sobre o bairro Rebouças

16 de maio de 2022

Livro sobre o bairro Rebouças em Curitiba é lançado no próximo dia 17 de maio na Biblioteca Pública do Paraná A obra aborda o patrimônio industrial do bairro que, sem salvaguarda, está sujeito ao desaparecimento e à perda definitiva de seus traços.

 

Publicado em maio de 2022 e viabilizado pela lei de Incentivo da Fundação Cultural de Curitiba, Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças expõe parte de mais de uma década de levantamentos e análises da arquiteta, professora e pesquisadora Iaskara S. Florenzano dedicados ao icônico bairro. 

Primeiro distrito industrial da cidade, seu território está envolvido em uma série de conflitos entre expectativas legais, culturais e econômicas que se verificam em boa parte das áreas que comportam esta tipologia de patrimônio no Brasil e mesmo no mundo. Relacionado à expansão do ciclo econômico da erva-mate no Paraná, que a partir da inauguração do edifício da Estação Ferroviária no limite sul da capital do estado no final do século 19 atraiu inúmeras atividades econômicas para o seu entorno, acompanhou o rápido desenvolvimento da cidade.

 

O bairro, que havia se tornado o centro econômico de Curitiba na primeira metade do século 20, a partir de uma série de eventos é destinado ao esvaziamento e ao abandono. Para a pesquisadora, a paisagem do Rebouças e seus vestígios materiais compõem um importante conjunto de elementos vinculados entre si, que expressam tanto a relação das pessoas que ali trabalharam com o espaço, como a memória destes grupos sociais que testemunharam as modificações nela ocorridas ao longo do tempo. O bairro segue sem reconhecimento como bem cultural preservável e o livro demonstra a preocupação com o legado da industrialização para a memória coletiva da cidade.

“Para mostrar que as horas não pedem licença, toma medidas

de estrategista de guerra.

Não se esconde por trás das citações, precavida ao vício acadêmico.

Mantém as normas na rédea curta. Mitiga as tentações monográficas, uma a uma, com a frieza de um anestesista. Chama Saint-Hilaire, Bigg-Wither, Nestor Vítor, Alfred Agache e todo o elenco para uma conversa em que vale tudo,

só não vale falar baixinho.

Florenzano não permite que o leitor boceje. Ela o mantém acordado, livre da impressão de que leu algo parecido uma centena de vezes.

A conversa, aqui, é a quente, como o de um ruidoso grupo de curiosos à porta de um tribunal. O que está em questão, afinal, não é um bairro velho, pitoresco ou o diabo a quatro, mas um bairro que imprime caráter a uma Curitiba

às turras com o espelho.”

José Carlos Fernandes

jornalista, professor e pesquisador

 

SOBRE A AUTORA

Iaskara S. Florenzano é curitibana, arquiteta e urbanista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR; especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR e pela Université de Technologie de Compiégnè – UTC França; especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR; mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR e doutoranda em Gestão Urbana pela mesma universidade.

 

É professora do curso de pós-graduação em Patrimônio, Arquitetura e Cultura – PARC, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR em convênio com a Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e École de Chaillot – Paris desde 2021. É pesquisadora do grupo de pesquisa Arquitetura, Prospecção e Memória: Um Olhar Sobre a Cidade Construída – CNPq, ligado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, onde coordena pesquisa sobre patrimônio industrial. É pesquisadora do grupo de pesquisa Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais – CNPq, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, onde pesquisa patrimônio industrial e paisagem urbana.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Um olhar sobre o patrimônio Industrial do Rebouças

Projeto gráfico: Susana Mezzadri

Produção: Jonas Prates
Páginas: 240
Formato: 21.00 X 26.00 cm
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 17/05/2022
ISBN: 978-65-00-42497-3

Tiragem: 1000 exemplares

Edição do autor, 2022

SERVIÇO

Lançamento do livro

Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças,

com palestra da autora Iaskara S. Florenzano

17 de maio – terça-feira

entre 17h e 19h30

Biblioteca Pública do Paraná

Auditório Paul Garfunkel

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Aberto ao público

BAIXE O LIVRO AQUI:

 

 

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.