Beatles, Ed Sullivan Show, primeira apresentação: a consolidação da Beatlemania nos EUA

9 de fevereiro de 2022

(Imagem: reprodução/Youtube)

(por Guilherme Mattar)

Em 9 de fevereiro de 1964, na cidade de Nova York, os Beatles consolidaram a conquista dos Estados Unidos. Estima-se que a primeira das quatro participações da banda de Liverpool, àquele ano, em The Ed Sullivan Show tenha sido acompanhada por 73 milhões de espectadores – algo recorde para a época. Um marco que catalisou a Beatlemania na América do Norte e propiciou a vinda ao continente de uma enxurrada de grupos do Reino Unido cabeludos e afeitos ao rhythm & blues (a famosa Invasão Britânica).

Nesta primeira apresentação no programa de Ed Sullivan, o grupo, então liderado por John Lennon, tocou “All My Loving”, “Till There Was You”, “She Loves You”, “I Saw Her Standing There” e “I Want to Hold Your Hand”, faixa de trabalho do Fab Four na época, número 1 em ambos os lados do Atlântico.

A estreia dos Beatles na TV ianque também teve um significado importante do ponto de vista anímico para o povo dos EUA. O assassinato do presidente John Kennedy, ocorrido em novembro de 1963, ainda estava fresco na memória da população. A vinda do quarteto ao país ajudou, portanto, a curar as feridas de uma nação que precisava de algo para se animar.

 

 

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.