Brian May está indignado com a remoção dos vídeos feitos por fãs do QUEEN + Adam Lambert no YouTube
19 de dezembro de 2023
Em meio a crescentes avisos de direitos autorais emitidos contra vídeos de shows do Queen + Adam Lambert no YouTube e outras plataformas, Brian May, o guitarrista da banda, usou seu perfil no Instagram para informar aos fãs que nenhum dos membros está envolvido com o aumento de notificações de Direitos Autorais.
Na segunda-feira (18), May compartilhou uma captura de tela mostrando uma mensagem de uma fã que alegou ter recebido um “strike” da gravadora Universal e do YouTube por postar vídeos de um show no seu canal. A fã expressou sua preocupação, alertando outros seguidores sobre a possível caça aos vídeos do Queen e Adam Lambert.
Em resposta, Brian May declarou: “Estou observando isso há alguns dias, muito preocupado. Pedi à nossa administração que investigasse e tentasse descobrir se há uma razão para o Instagram e a Universal de repente se tornarem tão draconianos. A decisão de retirar esses vídeos certamente não partiu de nós, da banda. Esperamos obter uma resposta em breve. Enquanto isso, tenha muito cuidado e lamento que vocês, pessoas boas e de intenções gentis, tenham sido colocados nesta posição.”
O guitarrista ainda enfatizou a preocupação com a situação e a necessidade de esclarecimentos sobre a súbita intensificação das notificações de direitos autorais.
O fenômeno dos “strikes” no YouTube foi contextualizado na matéria, explicando o programa desde 2007 que permite aos detentores de direitos autorais monitorar vídeos musicais feitos por fãs. Essa ação possibilita que artistas e gravadoras controlem o uso do material, seja retirando-o ou adquirindo a monetização.
O Queen + Adam Lambert, após concluir a segunda perna norte-americana da “Rhapsody Tour,” está prestes a retomar a excursão em fevereiro do próximo ano, com shows na Ásia. O sucesso da turnê até agora, com mais de 150 milhões de dólares em faturamento ao longo de 63 apresentações desde 2019, também foi destacado na matéria.