Brian May está indignado com a remoção dos vídeos feitos por fãs do QUEEN + Adam Lambert no YouTube

19 de dezembro de 2023

Em meio a crescentes avisos de direitos autorais emitidos contra vídeos de shows do Queen + Adam Lambert no YouTube e outras plataformas, Brian May, o guitarrista da banda, usou seu perfil no Instagram para informar aos fãs que nenhum dos membros está envolvido com o aumento de notificações de Direitos Autorais.

Na segunda-feira (18), May compartilhou uma captura de tela mostrando uma mensagem de uma fã que alegou ter recebido um “strike” da gravadora Universal e do YouTube por postar vídeos de um show no seu canal. A fã expressou sua preocupação, alertando outros seguidores sobre a possível caça aos vídeos do Queen e Adam Lambert.

Em resposta, Brian May declarou: “Estou observando isso há alguns dias, muito preocupado. Pedi à nossa administração que investigasse e tentasse descobrir se há uma razão para o Instagram e a Universal de repente se tornarem tão draconianos. A decisão de retirar esses vídeos certamente não partiu de nós, da banda. Esperamos obter uma resposta em breve. Enquanto isso, tenha muito cuidado e lamento que vocês, pessoas boas e de intenções gentis, tenham sido colocados nesta posição.”

O guitarrista ainda enfatizou a preocupação com a situação e a necessidade de esclarecimentos sobre a súbita intensificação das notificações de direitos autorais.

O fenômeno dos “strikes” no YouTube foi contextualizado na matéria, explicando o programa desde 2007 que permite aos detentores de direitos autorais monitorar vídeos musicais feitos por fãs. Essa ação possibilita que artistas e gravadoras controlem o uso do material, seja retirando-o ou adquirindo a monetização.

O Queen + Adam Lambert, após concluir a segunda perna norte-americana da “Rhapsody Tour,” está prestes a retomar a excursão em fevereiro do próximo ano, com shows na Ásia. O sucesso da turnê até agora, com mais de 150 milhões de dólares em faturamento ao longo de 63 apresentações desde 2019, também foi destacado na matéria.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.