Cloud Nine: o soul psicodélico dos Temptations

17 de fevereiro de 2022

(Capa de Cloud Nine. Imagem: reprodução)

(por Guilherme Mattar)

O sucesso do estilo funkeado de Sly & the Family Stone fez com que os Temptations, especialmente o líder da banda, Otis Williams, ficassem de orelha em pé. As plateias do fim dos anos 1960 curtiam um som diferente, influenciado pelo rock e pela psicodelia. Então, em 17 de fevereiro de 1969, o conjunto produzido pelo compositor Norman Whitfield lançou o álbum Cloud Nine, entrando na fase em que começou a tocar o que ficou conhecido por soul psicodélico.

Comercializado pela lendária Motown, o disco contou com uma inegável energia de música negra, funk e representaria no futuro um norte aos compositores associados às trilhas de filmes do gênero blaxploitation. A consolidação de Dennis Edwards como vocalista, no lugar de David Ruffin, também foi um ponto importante para o LP – e para os Temptations enquanto grupo.

Quarto colocado na parada de álbuns da BillboardCloud Nine virou um sucesso que desafiaria gerações. E o som progressista das faixas do lado A – “Cloud Nine”, “I Heard It Through the Grapevine” e “Run Away Child, Running Wild” – ajudaria a mudar para sempre a música pop.

 

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.