Dia da árvore: cinco motivos para você plantar uma

21 de setembro de 2020

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. A escolha da data tem a ver com o início da primavera e reforça a importância das plantas para o nosso planeta.

Hoje , 21 de setembro, é o Dia da Árvore. E existem infinitos motivos para você plantar uma.

Além de preservar as florestas que já existem, a melhor solução para reduzir o excesso de dióxido de carbono na atmosfera e conter o aquecimento global é o plantio de árvores. Essa simples atitude tem o poder de reverter os impactos ambientais já provocados pelo homem na natureza.

Se na sua lista de coisas para fazer na vida inclui o item “plantar uma árvore”, coloque este objetivo como prioridade. E, se possível, plante mais de uma. Segundo um estudo publicado em 2019 na revista científica Science, plantar alguns bilhões de árvores pelo mundo seria a melhor forma de melhorar a qualidade do ar no futuro. Por isso, separei cinco motivos para você entender alguns dos benefícios e aderir ao plantio de árvores:

Água:

As regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando enchentes. As raízes reforçam os solos e as folhas dispersam o fluxo da água. Ou seja, um ambiente florestado faz com que a chuva não caia torrencialmente e penetre no solo, abastecendo rios e córregos.

Aquecimento Global:

O aquecimento global é uma realidade e precisamos tomar uma atitude imediata. O plantio de árvores impacta positiva e diretamente na temperatura, especialmente nos grandes centros urbanos. A fotossíntese feita pelas árvores retira dióxido de carbono da atmosfera, fixando-o em seus troncos e raízes, o que ajuda a reduzir o acúmulo de CO2 na atmosfera.

Para se ter ideia, uma árvore pode durar cerca de 4.800 anos. E em 12 meses, ela inala em média 12kg de CO2 (dióxido de carbono) e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas.  Por isso, plantar árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global.

Ajuda a comunidade:

As árvores e outras formas de vegetação ajudam a proteger e dar renda à vida comunitária. Elas fornecem alimentos, fibras, resinas e frutos que garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades.

Manutenção da fauna:

Ouvir o canto dos pássaros é a prova de que mais árvores promovem melhor integração e preservação da fauna local. Ao plantar árvores, você não está apenas garantindo melhor qualidade de vida para você e sua comunidade, mas também ajuda diversas espécies a se reproduzirem em harmonia.

Uma boa manutenção da fauna propicia um ciclo virtuoso. Com mais animais, as sementes são disseminadas e geram novas mudas, mantendo o equilíbrio necessário para o desenvolvimento da vida.

Bom para a mente

Cada vez mais, parecemos viver numa selva de concreto. Sendo assim, o contato com a terra acabou se tornando uma prática cada vez mais rara. O contato com a natureza, o manuseio de mudas, raízes e sementes é uma forma de conexão pessoal e intimista com a natureza.

O contato com esses elementos naturais é muito benéfico para a saúde mental. Diversos estudos apontam que crianças que brincam ao ar livre são menos propensas a distúrbios mentais na vida adulta. E isso vale para pessoas de todas as idades! Ao nos aproximarmos mais da natureza, a nossa mente se torna mais leve, focada e presente.

Ar puro e qualidade de vida:

Plantar árvores não é só um ato ecológico, também representa uma mudança de consciência diante do dilema da degradação ambiental. Esta é uma forma de agir efetivamente para a construção de um mundo melhor para nós e para as gerações futuras.

Árvores nutrem as plantações e garantem a descontaminação da atmosfera. Quando as plantas respiram retirando gás carbônico da atmosfera, elas contribuem também para melhorar a qualidade do ar. É por isso que em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor. Sabe aquelas pesquisas que apontam os “melhores lugares para se viver”? Observe que as cidades que ficam nas primeiras posições são as que contam com ruas mais arborizadas.

Mais árvores também promovem mais sombra, propiciando um certo alívio, especialmente em regiões muito quentes. A criação de parques e áreas de reflorestamento ao redor de grandes cidades ajuda na retenção de umidade, beneficiando seus habitantes e criando um ambiente mais fresco e confortável para a vida humana.

Cada nova árvore plantada carrega em si a esperança de uma vida mais plena e integrada. Ao fazermos nossa parte, nos tornamos agentes para a criação de uma verdadeira consciência ambiental.

Plante. Preserve. Compartilhe essa informação!

Fonte: Ciclo Vivo/Nara Guichon

 

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados