Dia Nacional da Alfabetização: Professores ensinam alunos com dificuldades em ler e escrever com músicas de Raul Seixas

14 de novembro de 2022

Projeto que acontece na Zona Leste de São Paulo tem como objetivo ensinar os adolescentes com problemas no letramento

O processo de alfabetização e letramento passa por diversos ciclos na vida dos estudantes. Independentemente da fase escolar, o olhar atento dos professores pode fazer a diferença na vida dos alunos. No Marista Escola Social Ir. Lourenço, que atende gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Zona Leste de São Paulo, um projeto que utiliza músicas para ajudar o aprendizado vem mudando a rotina de adolescentes com dificuldades na leitura e escrita. 

O aluno Guilherme Ferreira Matias Belo, de 14 anos é um deles, o estudante do 9º ano chegou  na Escola Social com dificuldade no letramento, com atendimento individual foi possível entender quais eram as suas necessidades. “Eu tinha muita dificuldade em ler e escrever e gosto de música. Um dia pedi para ouvir na sala de aula Raul Seixas, aí o professor começou a me ensinar usando as músicas, a gente ouve, circula as palavras, e fica mais fácil de entender”, revela. 

Olhar atento a cada aluno 

O professor Francisco Ocelio das Neves, conta que o projeto começou com um mapeamento com as crianças e adolescentes que apresentavam  essa dificuldade, e que esse diagnóstico é fundamental para o trabalho. “Eu acho importante trazer elementos da rotina deles, aproximar da realidade. Muito mais do que tentar ler um texto grande e complexo, é importante que eles possam me contar o que gostam e assim, eu consiga levar materiais que estimulem esse processo”, revela. 

No projeto a ideia é que cada aluno traga um pouco dos seus gostos e hobbies, tem quem goste de desenhos animados, jogos de tabuleiro, personagens de uma série e também as músicas. “Com as músicas que o Guilherme gosta conseguimos estabelecer um vínculo, ao ouvirmos juntos, podemos depois circular e identificar palavras, sons e frases. Atualmente, ele já consegue ler e escrever frases inteiras e a música auxiliou muito para isso”, revela Francisco. 

Segundo dados da ONG Todos pela Educação em 2021, 2,4 milhões de crianças entre 6 e 7 anos não aprenderam a ler e a escrever, este mesmo número era de 1,429 milhão em 2019, o aumento é de 65,6%. “A pandemia trouxe alguns im/pactos para a educação, sobretudo nas áreas mais vulneráveis. Por isso, é fundamental resgatar a auto estima e também a motivação para que eles possam entender e compreender o letramento”, reforça. 

Marista Escolas Sociais: Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no contraturno. https://maristaescolassociais.org.br

Tags:

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.