Disco-breja: Emicaeli lança novo álbum em formato inusitado

5 de maio de 2023

Com aposta em um novo formato de lançamento, banda celebra 27 anos com trabalho inédito 

Para alcançar novos públicos e testar maneiras diferentes de lançar música, Emicaeli, banda paulistana que completa 27 anos, lança Border, novo álbum que vai muito além dos costumes atuais do consumo de música. O disco tem formato inovador e está sendo lançado como uma cerveja artesanal, a ser distribuída em casas de shows na capital paulista, cidades do interior e outros estados, como o Rio de Janeiro.

Mas o que é o disco-breja do Emicaeli? A proposta apresenta o novo álbum ao consumidor através de um QR-code estampado na embalagem da lata da cerveja, que dá acesso ao player exclusivo do novo disco, onde ficarão disponíveis as oito faixas do trabalho. Ao adquirir uma unidade da cerveja, o consumidor adquire também o acesso ilimitado de execuções do disco. Na contramão do monopólio dos serviços de streaming, a banda escolheu como plataforma alternativa de lançamento o democrático Bandcamp, que repassa 75% da receita gerada para o artista.

Border foi gravado durante os últimos quatro anos e funcionou como escape criativo para os músicos durante o período de pandemia. A banda não economizou nas participações e traz no setlist os convidados Douglas Leal (Deaf Kids) e Felinto em “Novid”, Tota em “110 Hz”, Vic em “Furjarja”, João Kombi (Test) em “Instories”, Sue em “Liviv” e Kiko Dinucci em “Essa Não”.

Border, o álbum e a breja, é uma aposta que a banda faz para espalhar melhor sua música e sua história, marcadas por autonomia, independência e liberdade de criação. A ideia também amplia os formatos explorados pelo grupo, que tem materiais lançados em vinil, CD e K7, e agora aposta em uma mídia física nada convencional mas muito conveniente. Vale ressaltar que a cerveja não é apenas uma peça de merchandising, e sim mais uma forma para despertar o interesse de ouvir o disco, através do QR-code impresso na embalagem da cerveja.

Ao longo dos anos de carreira, nos quais gravitou por estilos como grunge, experimental e punk, Emicaeli agora mergulha num “pós-no wave prog”, estilo que mantém o peso e a atonalidade característicos dos trabalhos anteriores mas, desta vez, acrescidos de novos elementos como synths e pads, que trouxeram a atmosfera “alienígena e espacial” que permeia as letras.

Iniciada como quinteto em 1996, este quinto trabalho apresenta nova formação da banda, em quarteto, tendo os integrantes originais Renato Joseph (letras e voz), Alexandre Zastrás (guitarra, violão e synths) e Igor Sciallis (bateria, pads e synths) junto a Manoel Junqueira (baixo, synths), integrante desde 2017. Nestes 27 anos de muito trabalho e pouco glamour, a banda, autossuficiente por natureza, já fez turnês na Europa (sendo expulsa de um bar em Amsterdã por tocar muito alto e pesado para os padrões); teve uma passagem caótica pelo extinto Programa do Jacaré; foi manchete na Folha de São Paulo pela façanha de completar “20 anos sem sucesso”, na ocasião do lançamento do penúltimo álbum, PoPs (2016); abriu e produziu inúmeros shows da banda-entidade Patife Band, além de acumular shows ao vivo em grandes palcos, como na primeira Virada Cultural, festivais como SP na Rua e show de 18  anos no Centro Cultural da Juventude, todos em São Paulo.

O disco-breja Border será distribuído nas casas e bares abaixo listados, locais por onde Emicaeli fará shows de divulgação durante os próximos meses. A cerveja é uma Session IPA de amargor moderado com final seco e teve sua receita especialmente formulada para este lançamento pelo próprio baterista da banda e mestre cervejeiro, Igor Sciallis (Nico Brew).

Border, o disco e a cerveja, chegam ao público em maio, quando ficarão à venda no Bandcamp e em casas de show. Além de poder ser adquirido diretamente nos pontos de vendas, o disco-breja também será comercializado na loja oficial Beercapp. O primeiro show do disco é gratuito e acontece na quinta-feira, 18 de maio, na Secilian Shop, em São Paulo. A banda também prepara videoclipes, a serem lançados no YouTube.

O single “Sambeli” já está disponível gratuitamente no Bandcamp. Cada ouvinte pode ouvir o disco uma vez, também gratuitamente, pelo Bandcamp. Para mais audições, é necessário comprar o álbum ou adquirir uma cerveja e usar o QR-code.

Ouça Border no Bandcamp.

Ficha técnica:

Voz: Renato Joseph

Guitarra, synths e violão: Alexandre Pereira

Bateria, pads e synths: Igor Sciallis 

Baixo e synths: Manoel Junqueira 

Participações:

Douglas Leal – flauta, percussão (faixa 1)

Felinto – synths (faixa 1)

Tota – synths (faixa 3)

Vic – sinos (faixa 4)

João Kombi – voz (faixa 6)

Sue – guitarra, baixo, modem 56kbps, samples, gravação de campo (faixa 7)

Kiko Dinucci – guitarra (faixa 8)

Produzido por Emicaeli

Todas as músicas e letras por Emicaeli

Gravado em dezembro de 2019 na Zastrás/Associação Cultural Cecília, São Paulo. Gravações adicionais entre 2020-2021, em Vargem Grande Paulista, Bertioga e Itupeva (SP)

Engenheiros de som: Alexandre Pereira e Igor Sciallis

Gravação adicional em julho de 2021 no Estúdio Vegetal, Itatiba-SP, por Jairo Fajer

Mixado e masterizado por Alexandre Pereira, na Zastrás, com mixagem adicional por Igor Sciallis

Artes por Alexandre Pereira

Design gráfico por Manoel Junqueira

Fotos por Roguan

Tracklist:

1. Novid

2. Sambeli

3. 110 Hz

4. Furjarja

5. Kazan

6. Instories

7. Liviv

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.