Discos porretas: Raw Power (Iggy and the Stooges)

7 de fevereiro de 2022

(por Guilherme Mattar)

Anos antes de o movimento punk estourar, uma banda revelou todos os ingredientes necessários para promover a explosão. Em 7 de fevereiro de 1973, Iggy Pop e os Stooges lançaram Raw Power, um dos discos mais porretas – e influentes – que se tem notícia.

A participação de James Williamson deu às guitarras da banda uma qualidade enérgica, brutal e suja que faria a cabeça de incontáveis artistas/conjuntos, dos Sex Pistols ao Nirvana. A interpretação vocal de Iggy, então, ganhou mais fogo e gritos desafiadores para responder à nova dinâmica proposta por Williamson. Resultado: punk puro.

É engraçado pensar que um LP tão importante tenha sido criado num momento de colapso dos Stooges. A indefinição que pairava sobre o grupo em decorrência da falta de sucesso comercial de seus dois trabalhos anteriores (The Stooges Fun House) ficou evidente já nos créditos. Em vez de ser dos Stooges, o disco é de Iggy e os Stooges, já que o vocalista havia sido contratado pela Columbia, selo que disponibilizou Raw Power, como artista solo. O conjunto tinha, para todos os efeitos, acabado na sequência de Fun House.

Gravado na Inglaterra e produzido por David Bowie, o álbum solo de Iggy tornou-se o terceiro dos Stooges quando Pop, unindo-se a James Williamson, acatou a sugestão do parceiro e recrutou os irmãos Scott e Ron Asheton para a seção rítmica. Ron, outrora guitarrista dos Stooges, acabou realocado – a contragosto – para o baixo.

Confusões à parte, Raw Power saiu. Não vendeu muito na época, nem representou grande mudança interna na banda, que se desfez (outra vez) pouco depois. Mesmo assim, o full length impactou profundamente a cena jovem que originaria o punk no capítulo seguinte da história da música.

E segue impactando, tanto tempo depois.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.