Episódio dos ‘Simpsons’ tinha ‘previsão’ sobre Kamala Harris? Entenda
22 de julho de 2024
Lisa Simpson apareceu em cerimônia de posse da presidência dos EUA usando terno roxo e colar de pérolas, na 11ª temporada. Vice-presidente americana, favorita à candidatura pelo partido Democrata, vestiu a mesma roupa em 2021.
Mais uma previsão dos “Simpsons”? Após a desistência de Joe Biden à candidatura da presidência, um episódio da série voltou a chamar atenção pela similaridade com cenários reais.
Em um episódio da 11ª temporada da série, Lisa Simpson se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do país. Na cena, ela usou traje semelhante ao usado pela primeira vice-presidente americana, Kamala Harris, durante a cerimônia de posse de Joe Biden em 2020.
No desenho, Lisa vestia um terno roxo e um colar de pérolas, mesma escolha de Kamala na posse de Biden. Ambas faziam a transição de governo antecedido por Donald Trump.
A vice-presidente de Biden é considerada a favorita para se candidatar à presidência pelo Partido Democrata. Se eleita, ela seria a primeira mulher a assumir o cargo na história dos EUA, assim como Lisa.
O episódio de “Simpsons”, intitulado “Bart to the Future”, foi ao ar em 2000.
Previsões de Simpsons
Esta não é a primeira cena da série com semelhanças com a vida real. No ano passado, o programa “previu” a nota de R$ 200.
A nova cédula foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e anunciada pelo Banco Central em 2020, mas a animação “adivinhou” a existência da nota seis anos antes.
No mesmo episódio, os roteiristas também “previram” a derrota do Brasil para a Alemanha após a lesão do seu maior craque.
Outros episódios de “Os Simpsons” viraram alvo de comentários e brincadeiras por mostrarem situações que depois aconteceram de verdade, como a eleição de Donald Trump. Outra cena foi comentada por “prever” a compra da Fox pela Disney.
No último dia 14, o Channel 4 cancelou a exibição de um episódio do desenho, um dia após o atentado a Donald Trump. Em uma de suas cenas, a personagem Lisa discursa no pódio de um comício e é se torna a mira de um atirador.
O episódio nem cita, nem faz referências a Trump. Mesmo assim, a emissora suspendeu a exibição. No dia anterior, o candidato presidencial republicano discursava para seus eleitores quando os disparos foram feitos