Especial de aniversário: 15 vezes Kurt Cobain
20 de fevereiro de 2023
No dia 20 de fevereiro de 1967, nascia o pequeno Kurt Donald Cobain, no Hospital Grays Harbor, em Aberdeen, no estado de Washington nos EUA. Esse bebê loirinho anos depois seria o precursor do movimento grunge e se tornaria um símbolo para jovens frustrados que entendiam a sua música como um grito de libertação, mesmo contra a sua vontade. Kurt se sentia muito desconfortável com o assédio das pessoas e durante anos provocava o publico e a mídia com ações de transgressão, até chegar o ponto de cometer suicídio aos 27 anos, em sua residência em Seattle.
Com uma trajetória muito conturbada e cheio de escândalos, Cobain carrega uma história com grandes núncias de sentimentos de extrema
1 – Kurt Cobain desenhou uma guitarra para a Fender, a Jag-Stang, que mistura elementos de duas das guitarras favoritas de Cobain, a Jaguar e a Mustang.
2 – Uma das marcas do Cobain durantes os shows, era quebrar a sua guitarra no final. Mas até onde se sabe ele nunca quebrou um modelo de Jag-Stang.
3 – Foi encontrado em sua casa uma carta de suicídio, direcionada para o seu amigo imaginário de infância Boddah, onde Kurt fala sobre a sua insatisfação em compor e se apresentar em shows. “Eu não tenho sentido a excitação de ouvir nem de criar música, ou de realmente escrever… já há muitos anos” (tradução livre). “Is better to burn out than to fade away” (é melhor queimar do que desaparecer) encerra a mensagem da carta.
Tradução livre da carta de despedida de Kurt Cobain:
Falo como um simplório homem com experiência que obviamente preferia ser uma criança castrada e reclamona. Este bilhete deve ser bastante fácil de entender. Todas as advertências das aulas de Introdução ao Punk Rock ao longo dos anos, desde minha apresentação à, digamos, ética envolvida na independência e o acolhimento de sua comunidade, se provaram verdadeiras. Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, juntamente com a leitura e a escrita, faz muitos anos. Eu me sinto culpado por essas coisas além do que posso expressar em palavras Por exemplo, quando estamos atrás do palco e as luzes se apagam, e o ruído ensandecido da multidão começa, isso não me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que parecia amar, se deliciar com o amor e adoração da multidão, que é algo que eu admiro e invejo totalmente. A verdade é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo nem com vocês nem comigo. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo como se eu estivesse me divertindo 100%. Às vezes eu sinto como se eu tivesse que bater o cartão de ponto antes de subir ao palco. Eu tentei tudo ao meu alcance para gostar disso (e eu tento, por Deus, acreditem em mim, eu tento, mas não é o suficiente). Eu gosto do fato que eu e nós atingimos e dirvertimos um monte de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor as coisas quando elas se vão. Sou muito sensível. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança. Nas nossas últimas três turnês, eu tive um apreço muito maior por todas as pessoas que conheci pessoalmente e pelos fãs de nossa música, mas eu ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que eu tenho por todos. Existem coisas boas dentro de todos nós. Eu acho que simplesmente amo demais as pessoas e isso me deixa muito triste. O pequeno, sensível, insatisfeito, pisciano, Jesus triste. “E por que você simplesmente não aproveita?” Eu não sei. Eu tenho uma deusa como esposa que transpira ambição e empatia e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando cada pessoas que ela encontra porque todos são bons e ninguém a fará mal nenhum. E isso me apavora ao ponto de eu mal conseguir funcionar. Eu não posso suportar a idéia de Frances se tornar um triste, autodestrutivo, e mortal roqueiro, como eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e eu sou grato por isso, mas desde os sete anos, passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece tão fácil para as pessoas que tem empatia se darem bem. Apenas porque eu amo e lamento demais pelas pessoas, eu acho. Obrigado do fundo do meu ardente e nauseado estômago por suas cartas e preocupação nestes últimos anos. Eu sou um bebê errático e triste! Eu não tenho mais a paixão, e por isso lembre-se, é melhor queimar do que desaparecer. Paz, amor, empatia. Kurt Cobain
4 – Existem diversas teorias sobre a sua morte, muitos acreditam que Kurt foi assassinado, por conta das circunstâncias da cena onde ele foi encontrado morto. O principal ponto desta teoria, seria a quantidade de heroína e outras drogas que foi encontrada no seu sangue, sendo quase impossível ele ter condições de apertar o gatilho; Mas todos os argumentos foram descartados pela investigação, após ser comprovado que não foi homicídio.
5 – Se você for para a cidade natal de Kurt, Aberdeen, deve ir ao memorial Park, também conhecido por Kurt Cobain Landing. Uma outra homenagem da cidade ao ídolo, foi o sinal de boas-vindas na entrada onde tem escrito “Come as you are”, título de um dos singles do álbum Nevermind.
6 – Cobain só usava um tipo de tênis, o Converse All Star pretos, e nunca foi visto com qualquer outro.
7 – Seu temperamento agressivo não era nenhuma novidade para quem acompanhava a banda. Uma vez em 1991 ele estava se apresentando e se jogou em cima do publico para cantar, quando um segurança o puxou pelos cabelos, Kurt não deixou passar e abriu a cabeça do segurança com uma guitarra, que revidou com socos e chutes.
8 – Um verdadeiro romântico mau interpretado. Cobain chegou a vomitar quando conheceu Tobi Vail, baterista da banda Bikini Kill, de tão nervoso que se sentiu. Eles tiveram um relacionamento muito marcante, que inspirou músicas para o Nirvana, como “love you so much it makes me sick” e “Smells Like Teen Spirit” – Teen Spirit era o desodorizante que Vail usava.
9 – O vocalista tinha uma treta muito intensa com o frontman do Guns’ N’ Roses, Axl Rose. Eles se odiavam, Kurt fazia duras críticas ao grupo de rock, os chamando de uma “banda vazia e sem nada a dizer”. Axl por sua vez fazia ofensas a família de Kurt, falando que se o bebê nascesse com alguma deformidade devido o uso e drogas, deviam prende-los. (Pesado)
10 – As principais influências de Cobain eram o Black Sabbath, Black Flag, Led Zeppelin, Beatles, Sex Pistols, The Clash, Melvins, The Stooges ou Bad Brains.
11 – Em uma apresentação no programa Top of The Pops, Kurt foi avisado que os instrumentos seriam em Playback, o que deixou ele e os integrantes da banda muito irritados. Então durante a apresentação ele vez vocais absurdo e bizarros. Assista:
12 – A maior apresentação no Nirvana aconteceu aqui no Brasil em 1993.
13 – Quando o Nirvana estava no auge, o Metallica mandou um fax para eles dizendo: “A gente realmente curte o Nirvana. Nevermind é o melhor disco do ano. Vamos encontrar um dia desses, Metallica. OBS: o Lars odeia a banda!”
14 – Quando era adolescente, Kurt gostava de sair pela cidade com uma lata de spray pixando paredes e automóveis com frases como “Deus é Gay”. Em uma dessas ocasiões ele foi preso. No seu diário, ele chegou a escrever que não era gay, “mas gostaria de ser só para irritar os homofóbicos.”
15 – O primeiro álbum do Nirvana, Bleach(1989) custou 90 dólares. Logo após gravar o produtor Jack Endino cobrou 606 dólares para o grupo. Quem acabou arcando com esse valor foi o guitarrista Jason Everman, que aparece nos créditos do disco, mas nunca tocou uma nota sequer.