Fã utiliza IA para criar sertanejo cantado por Renato Russo será processado
8 de maio de 2023
Você já imaginou se o Renato Russo cantasse a musica “Batom de Cereja” da dupla sertaneja Israel & Rodolffo? Você talvez não, mas um rapaz fã da Legião Urbana, sim, ele decidiu pedir para uma inteligência artificial fazer exatamente isso: utilizar o tom e a voz inconfundível do vocalista da Legião Urbana para cantar um sertanejo que estourou em 2020 e isso acabou viralizando na web. O áudio já foi removido.
Por outro lado, de acordo com a imprensa, o escritório que cuida dos direitos autorais do cantor, a Legião Urbana Produções, empresa controlada por Giuliano Manfredini, filho de Renato, poderá abrir um processo contra o autor da simulação. Em comunicado oficial a empresa falou:
Nós da Legião Urbana Produções Artísticas tomamos conhecimento do caso e já entramos em contato com a gravadora Universal, que nos encaminhou para departamento jurídico e o mesmo está avaliando que providências são cabíveis.
A ideia do processo seria impedir que a voz de Renato Russo fosse usada indevidamente, mas até o momento não há qualquer informação oficial sobre o início de alguma tramitação jurídica.
Apesar disso, o autor do áudio que viralizou optou por removê-lo de circulação para evitar maiores problemas.
O autor do áudio se pronunciou sobre o ocorrido:
“Eu ficava incomodado com o áudio ruim de alguns microfones. Aí fui pesquisar sobre. Nisso, percebi que isso também teria uma finalidade curiosa, como fazer a voz de uma pessoa cantando outra música. Eu treinei a voz do Renato, em específico, porque o último CD dele em vida tem uma música não terminada; e em outras músicas, ele já estava debilitado. Queria ver como ficaria. Aí acabei aproveitando para fazer essa brincadeira.”
O que você acha a respeito disso?