Fã faz mashup entre Linkin Park e Britney Spears e cria clipe com IA
17 de maio de 2023
O músico João Augusto Bolzan decidiu que seria um tanto quanto divertido criar um mashup com os dois maiores sucessos de 2003, um do pop e outro do rock, Linkin Park e Britney Spears. Pode até parecer uma colaboração meio inusitada, mas o resultado agradou. Unindo a música “Faint” do álbum Meteora (2003) e o grande hit de Britney “Toxic” do disco In The Zone (2003), criou uma obra nostálgica que atende todos os gostos.
Mas a sua criação não parou por ai, para trazer mais engajamento para a obra, o artista decidiu utilizar da Inteligência Artificial para desenvolver um clipe, trazendo características dos dois lados. Para quem curte Linkin Park, sabe que Mike Shinoda é ilustrador também e já criou algumas animações para os clipes da banda, partindo dessa ideia, João pediu para a IA usar os vídeos de Faint e Toxic para criar esse videoclipe.
O resultado foi algo bem psicodélico, uma animação com trechos do show do Linkin Park e a coreografia icônica de Britney vestida de aeromoça, durante o clipe uma imagem vai se fundindo na outra e dando um sentido diferente para as duas interações.
João Augusto Bolzan já é muito conhecido nas redes por fazer mashups e remixagens, como da vez que ele criou uma versão eletrônica de Dark Side of The Moon do Pink Floyd, ou quando uniu Madonna e Justice ou Gorillaz e Michael Jackson.
A inteligência artificial está dando espaço para parcerias improváveis e criando novas formas de explorar a música, se está certo ou não, ainda não podemos afirmar, pois ainda está tudo muito recente e como tudo, precisamos ver o impacto disso no futuro e como será utilizada.