Febre no TikTok , os curitibanos da Jovem Dionísio, estão dominando tudo!

23 de maio de 2022

FONTE: G1

Grupo curitibano fez versos sobre um amigo deles que dormia em bar e disputou campeonato de sinuca. ‘Piada interna’ virou trend no TikTok e Instagram e levou ‘pop alternativo’ ao topo.

Quem é Pedrinho? Que campeonato ele disputa? E quem é esse Jovem Dionísio que manda ele acordar? As dúvidas crescem na mesma velocidade do sucesso de “Acorda, Pedrinho”, música que chegou ao 1º lugar do Spotify do Brasil. Vamos às respostas:

  • Jovem Dionísio é uma banda formada por cinco amigos de Curitiba, que fazem pop alternativo e lançaram as primeiras músicas há três anos.
  • Eles conheceram Pedrinho em um bar que frequentavam em Curitiba. É um senhor de cerca de 50 anos que vivia dormindo no boteco. Quando acordava, gostava de jogar sinuca.
  • O lugar, conhecido como Bar do Dionísio, inspirou também o nome da banda.

O verso “acorda, Pedrinho, que hoje tem campeonato” surgiu como piada interna entre eles, ganhou uma base dançante e estourou no Instagram e no TikTok. Todo mundo já postou, inclusive Anitta.

O som diferente do sertanejo, funk e forró que dominam as paradas foi subindo rápido no Spotify. O vocalista Bernardo Pasquali, 26 anos, achou incrível na sexta-feira (20), quando a música chegou a um improvável 3º lugar nacional.

“Eu falei: galera, não vamos criar essa expectativa de 1º lugar. Olha pra nós, tipo, nós somos moleques de nada. Nós somos ‘nada a ver’, olha a música que a gente fez, uma música falando do nosso amigo do bar… Esse 3º lugar já tá ótimo”.

No sábado (21) eles estavam no número 1. “A gente ficou se olhando: Cara, o que tá acontecendo?”.

Som de amigos

A banda Jovem Dionísio existe desde 2018. Mas antes eles tocaram juntos por sete anos no grupo Huf, com um repertório de covers para churrascos e festinhas do colégio.

“Era muita coisa brasileira; Jorge Ben, Tim Maia, Gabriel O Pensador… Armandinho a gente esculachava porque ele é muito forte aqui no Sul. E coisas gringas também: Arctic Monkeys, Red Hot, Sublime”, descreve Bernardo.

Eles foram juntando dinheiro e coragem para apostar em composições próprias. No começo só o baterista Gabriel Mendes escrevia. O resto da banda tem Rafael Mendes (guitarra, irmão de Gabriel), Gustavo Karam (baixo) e Bernardo Hey (teclado). O primeiro EP, “Romance Frito”, saiu em 2019.

Acorda, TikTok

Bernardo não pensou que a brincadeira com Pedrinho viraria trend de TikTok. Uma parte é de pessoas malhando ou indo treinar (o “acorda!” e o ritmo dançante vira um incentivo para os exercícios).

“A gente não planejava assim. Quando você vai lançar a música, tem que falar qual é o trecho que vai para o TikTok, para a galera pegar pronta. Eu não pensei e falei: ‘Ah, pega no começo”. Ele deu sorte: foi essa introdução que passa do instrumental suave ao dançante que viralizou.

A façanha da Jovem Dionísio lembra a da banda indie britânica Glass Animals. “Heat Waves”, que também pode ser chamada de pop alternativo, virou um megahit e superou outros sons mais convencionais depois de viralizar no TikTok.

Mas ele não acha que exista uma fórmula para levar o indie ao topo das paradas. “Quando a gente vê artistas assim que não são do mainstream, para pegar uma música em primeiro lugar, é porque ela tinha um veneno ali. E esse veneno da música ninguém explica”, ele diz.

O caras mais cools da cidade

 Nesse último final de semana (21/05/22), os hidratados dos meninos da banda Jovem Dionísio, fizeram a abertura do Festival Coolritiba e deu pra perceber como o público estava ansioso para ver essa apresentação, as filas já estavam enormes, antes do meio dia e às 13:45, quando os portões se abriram, deu pra ver a movimentação de pessoas para chegar logo no palco principal para receber a atração. 

Durante todo o show dava pra ouvir a plateia em coro, cantando todas as músicas, mas quando começou a música que está mudando a vida desses garotos, o público acordou o pedrinho no grito, eu mesma fiquei emocionada em presenciar essa cena.

Um dia depois desse grande show, as redes sociais foram a loucura e você vê Jovem Dionisio por todos os lados, páginas de memes, Anitta, instagram de fofoca e amanhã (24/05) eles vão se apresentar no programa “Encontro” na rede Globo.

Os curitibanos estão tocando na programação de atitude com duas músicas “Acorda, Pedrinho” e “Algum Ritmo” que foi gravada com a banda Gilsons.

 

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.