Filho do Renato Russo pede remoção de vídeos com o áudio de “Que País É Este?”, publicados pela direita, ele afirma que seu pai era totalmente contrário a essa ideologia
11 de janeiro de 2024
Giuliano Manfredini, filho do saudoso Renato Russo, líder da Legião Urbana, enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, empresa proprietária do TikTok, solicitando a remoção de vídeos publicados por bolsonaristas que utilizam a música “Que País É Este?” como trilha sonora.Giuliano argumenta que essas publicações possuem um “caráter político e ideológico alheios” aos valores defendidos por seu pai ao longo de sua carreira e que foram “ativamente combatidos” por Renato Russo.
A notificação menciona pelo menos sete perfis no TikTok que compartilharam vídeos com enunciados políticos e imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro, usando a música de Renato Russo como fundo. Giuliano Manfredini busca impedir que a faixa seja associada a posicionamentos políticos de direita, especialmente aqueles que apoiam o governo Bolsonaro.
No documento, Giuliano também solicita que os dados cadastrais e registros de IPs dos perfis responsáveis pelas publicações sejam disponibilizados. Caso a solicitação não seja atendida, ele considera a possibilidade de buscar medidas judiciais, incluindo processos contra os usuários envolvidos.
A música “Que País É Este?” foi escrita por Renato Russo em 1978 durante sua participação na banda Aborto Elétrico e foi gravada em 1987. Giuliano Manfredini busca proteger a integridade artística da obra de seu pai, evitando seu uso em contextos políticos com os quais ele não concorda.