Gilberto Gil e Chico Buarque notificam ex-baixista do Pixies por suposto plágio de “Cálice”

26 de agosto de 2025

A música brasileira volta a ocupar o centro de um debate internacional sobre direitos autorais. Gilberto Gil e Chico Buarque notificaram formalmente a argentina Paz Lenchantin, ex-baixista do Pixies, por suposto plágio da canção “Cálice”, lançada pelos dois em 1973, durante a ditadura militar no Brasil.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Extra e confirmadas pela assessoria de Gil, os artistas alegam que o novo single de Lenchantin, “Hang Tough”, tem sua melodia baseada na composição brasileira, mas sem os devidos créditos. O título da canção em inglês, que significa “aguente firme”, foi interpretado como um paralelo temático com o protesto contido em “Cálice”, marcada pelo refrão “Pai, afasta de mim esse cálice”, que à época foi censurado.

O novo álbum de Paz Lenchantin

“Hang Tough” é a faixa de trabalho de Triste, disco solo que a baixista argentina lança em 17 de outubro, marcando sua retomada individual após mais de uma década no Pixies. Lenchantin integrou a banda americana de rock alternativo entre 2013 e 2024, período em que gravou três álbuns de estúdio: Head Carrier (2016), Beneath the Eyrie (2019) e Doggerel (2022).

Além do Pixies, Paz também tem no currículo passagens pelo Zwan, projeto paralelo de Billy Corgan (Smashing Pumpkins), e pelo A Perfect Circle, do qual participam músicos que agora colaboram em seu novo trabalho, como o guitarrista Troy Van Leeuwen e o baterista Josh Freese (Guns N’ Roses, Foo Fighters).

A notificação a Paz Lenchantin foi enviada pela Sony Publishing, empresa que administra o catálogo de Gil e Chico. O documento questiona a ausência de menção aos compositores brasileiros e pede esclarecimentos formais. Até o momento, não há informações sobre um possível acordo ou sobre a abertura de um processo judicial.

Tags:

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2025 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.