Grandes shows em Curitiba: Oasis na Arena Expotrade, 2009

8 de março de 2022

(Imagem: reprodução/Youtube)

(por Guilherme Mattar)

Três meses antes de encerrar as atividades, o Oasis passou pela primeira e única vez pela capital do Paraná. A banda dos irmãos Noel e Liam Gallagher tocou na Arena Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em 10 de maio de 2009.

O grupo de Manchester (Inglaterra) promovia na época o álbum Dig Out Your Soul, de 2008, e aproveitou a vinda ao Brasil – que incluiu Rio de Janeiro, São Paulo e terminaria em Porto Alegre – para realizar a apresentação no estacionamento do Expotrade, algo criticado por Noel Gallagher. Dias mais tarde, escrevendo no Myspace do conjunto (lembra do Myspace?) às vésperas de subir ao palco no Rio Grande do Sul, o guitarrista e compositor desabafou (via Omelete):

“Curitiba foi ótimo. O show foi, de qualquer forma. Não entendo o que estamos tentando provar quando tocamos num lugar como aquele e como este de Porto Alegre. Por que não fazer apenas dois puta shows no Rio e em São Paulo?

Se todo mundo na Argentina pode viajar a Buenos Aires pra fazer parte uma das melhores noites de todos os tempos (não estou brincando, você devia ter visto!), não entendo por que tem que ser diferente no Brasil. São os fãs que saem perdendo, na minha opinião.

Montar um palco no terreno de um estacionamento não se compara com o barulho e as cores de um estádio. Mesmo assim, os shows são ótimos. Poderiam ser melhores, entretanto.”

(Noel criticou a decisão de tocar no Expotrade, mas gostou do show, em si. Imagem: reprodução/Youtube)

De qualquer maneira, o público que assistiu ao Oasis àquela noite de domingo (considerado abaixo do esperado pela organização, que ansiava por algo em torno de 20 mil espectadores), a partir das 19h30, com abertura do Cachorro Grande, curtiu a possibilidade de ouvir hits como “Lyla”, “Cigarettes & Alcohol”, “The Masterplan”, “Wonderwall”, “Supersonic”, “Don’t Look Back in Anger” (na versão mais lenta que se tornou marca de Noel a partir de meados dos anos 2000), “Champagne Supernova” e o clássico cover de “I Am the Walrus”, dos Beatles, no encerramento.

Se a distância do local do show para o centro de Curitiba e o preço dos ingressos impediram o evento, em si, de ser mais bem-sucedido, aqueles que puderam pagar entre R$ 80 (meia-entrada da pista comum) e R$ 400 (inteira da pista VIP) certamente guardam na lembrança, até hoje, com muito carinho, o que presenciaram em Pinhais. Literalmente, único.

REPERTÓRIO DO SHOW

  1. Rock ‘n’ Roll Star
  2. Lyla
  3. The Shock of the Lightning
  4. Cigarettes & Alcohol
  5. The Meaning of Soul
  6. To Be Where There’s Life
  7. Waiting for the Rapture
  8. The Masterplan
  9. Songbird
  10. Slide Away
  11. Morning Glory
  12. Ain’t Got Nothing
  13. The Importance of Being Idle
  14. I’m Outta Time
  15. Wonderwall
  16. Supersonic
  17. Don’t Look Back in Anger
  18. Falling Down
  19. Champagne Supernova
  20. I Am the Walrus

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.