Green Day Alfineta Elon Musk em Show na África do Sul
21 de janeiro de 2025
O Green Day causou alvoroço durante sua apresentação em Joanesburgo, no último dia 19, como parte do festival Calabash. O evento marcou a estreia da banda em território sul-africano e também contou com o The Offspring no line-up. Em meio à performance, o vocalista Billie Joe Armstrong aproveitou o hit “American Idiot” para enviar uma mensagem provocativa ao bilionário Elon Musk, natural de Pretória, África do Sul.
Durante a execução de “American Idiot”, Billie Joe substituiu a linha original “I’m not a part of the redneck agenda” por “I’m not a part of the Elon agenda”. A alteração, aparentemente sutil, carregou um tom crítico e gerou aplausos e reações entusiasmadas da plateia.
Não é a primeira vez que a banda utiliza suas apresentações para expressar descontentamento com figuras públicas. Desde o lançamento de “American Idiot”, em 2004, a música tornou-se um hino de protesto contra políticas e atitudes consideradas reacionárias.
A escolha de alfinetar Elon Musk ganha relevância no contexto político e social, especialmente considerando que o bilionário foi alvo de controvérsias por gestos e declarações polêmicas. Em um show no New Year’s Rockin’ Eve, em 2023, o Green Day já havia adaptado a letra da música para atacar o slogan de campanha de Donald Trump, cantando “I’m not a part of the MAGA agenda” (referência ao slogan “Make America Great Again”).