Guia básico: Modelos de guitarras

7 de junho de 2022

Uma dúvida recorrente para quem aprecia o bom e novo/velho Rock’n’roll, é sobre os modelos de guitarras e para qual estilo cada uma é indicada. Bom, já começo decepcionando vocês, porque não existe um tipo de guitarra para um determinado estilo, o que realmente acontece é que cada modelo tem uma sonoridade que combina mais com um estilo, mas o que realmente importa é encontrar uma que dê identidade a sua música e também que atenda às suas necessidades na hora de tirar um som.

Lógico que encontramos algumas afinidades musicais para cada modelo, mas se você não explorar as possibilidades, não vai adiantar de nada essa combinação, tocar é uma junção de habilidades, criatividade e conhecimento. Para te ajudar nessa jornada pelo mundo das guitarras, preparei um breve guia sobre os modelos mais populares e clássicos.

foto reprodução

TELECASTER

Um dos primeiros modelos de guitarra elétrica, teve o seu lançamento em 1949, e apesar de não ter sido a primeira, revolucionou o mundo da música. A Telecaster, além de apresentar uma forte personalidade no seu design, ela também traz uma sonoridade característica, que outros modelos, já existentes, não alcançavam. Muito versátil, conseguindo se adequar em vários estilos musicais, se tornou a queridinha do Country, por conseguir um timbre bem agudo, sendo utilizada por grandes nomes como o próprio Elvis Presley, Ricky Nelson e James Burton.  Por ser um modelo bem flexível acabou sendo explorado por vários outros estilos, assim como para o grunge do Pear Jam e do Chris Cornell e também para os roqueiros do U2, Red Hot Chilli Peppers, AudioSlave, Rolling Stones e tantos outros.

foto reprodução

STRATOCASTER

A Strato é o modelo mais famoso da marca Fender, conhecida por seu som limpo, brilhante, ótimo para criar bases sonoras e esteticamente muito linda. Esse modelo foi muito difundido no estilo Surf Music, justamente por conta do seu som estalado, mas também é muito utilizada para Blues e Jazz. Para estilos que exigem mais distorção, como o heavy metal, ela não é muito indicada.

foto reprodução

LES PAUL

Na minha opinião, essa deve ser o modelo mais clássico de todos, quando eu penso em um rock classudo, já imagino um cabeludo solando na sua Gibson Les Paul. Tecnicamente é uma guitarra quase tão versátil quanto a Strato, porém a sua sonoridade poderosa e marcante, atende e muito bem estilos mais pesados, como Hard Rock e Heavy Metal. Uma das características mais forte da Les Paul, é os dois Cutaways, ou seja, duas cavidades para acesso as casas mais agudas. Isso faz com que um solo feito nela com o drive ligado, seja uma pancada sonora.  É unanime, quando se fala em rock pesado, esse é o modelo mais enfático, por se adaptar muito bem para sons com distorção e também os mais limpos.

foto reprodução

Fora esses três modelos mais conhecidos, você pode encontrar em modelos menos populares, opções que atendam tão bem, se não melhor, as suas necessidades. A Flying V é um modelo muito utilizado no Heavy Metal, o seu formato em V foi criado para possibilitar que a guitarra tenha dois humbuckers, assim como a Les Paul, só que com um visual muito mais agressivo. Já os modelos Soloist e Vip, são mais adequadas para fazer solos longos, conhecida como Super Strato, tem as cordas baixas, microafinação, o braço fino e são muito velozes. Esses modelos ficaram famosos nos anos 80 e 90.

E ai curtiu o conteúdo? Quer saber mais sobre um outro modelo ou quer dar a sua opinião sobre o assunto? Deixa aqui nos comentários para conversarmos sobre.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.