Horta comunitária gera impasse entre prefeitura e moradores de bairro de Curitiba

20 de junho de 2017

Uma horta comunitária, montada na calçada da Rua Roberto Cichon, no bairro Cristo Rei, em Curitiba, tem gerado impasse entre moradores e prefeitura. De acordo com um decreto municipal, só é permitido o plantio de grama no local.

O plantio da horta começou há sete meses e tem mais de 100 moradores envolvidos com a manutenção.

A Prefeitura de Curitiba informou que um fiscal da Secretaria de Urbanismo foi ao local no começo do mês de junho para verificar uma denúncia de falta de limpeza adequada. O fiscal emitiu uma notificação dando o prazo de dez dias para que o proprietário do terreno retirasse a horta da calçada para liberar a passagem.

O artigo 6º do Decreto municipal nº 1066 de 2006 determina que a área de passeio das calçadas deve estar livre e transitável. Os moradores defendem que não há motivo para proibir a ação.

“A notificação é uma coisa muito genérica, né? Corte o mato, exceto as árvores e junte o lixo. Como a gente vê aqui, não tem mato e não tem lixo”, afirma Ricardo Leining, um dos moradores que participa do cuidado com a horta.

O Secretário Municipal de Urbanismo, Marcelo Ferraz, ressalta que apesar do cuidado dos moradores, não há como permitir que a horta continue funcionando.

“Não há previsão, além do plantio de grama, de qualquer outro tipo de herbáceas ou hortaliças. Então, pela luz legal, hoje, é irregular o plantio de horta em espaço público, em passeios”, diz Ferraz.

Entretanto, a prefeitura informou que pretende rever a situação com o Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPUC), que é o órgão responsável pelo planejamento urbano da cidade, para chegar a uma definição que regularize a horta.

Fonte

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.