Josh Freese fala sobre saída do Foo Fighters e revela que nunca foi fã da banda

29 de agosto de 2025

Poucos meses depois de deixar o Foo Fighters, Josh Freese finalmente quebrou o silêncio sobre sua curta passagem pelo grupo. O baterista, que assumiu a vaga deixada por Taylor Hawkins em 2023, foi demitido em maio de 2025 sem explicações oficiais da banda. Até então, Freese havia apenas publicado uma nota diplomática em suas redes sociais, agradecendo o período vivido e demonstrando apoio aos ex-colegas.

Agora, em entrevista ao New York Times, ele abriu o jogo: apesar de ter respeitado o convite de Dave Grohl, nunca foi um grande fã da música do Foo Fighters.

“Não era uma música com a qual eu realmente me identificasse”

Na conversa com o jornal, Freese revelou que assumir o posto de Hawkins foi uma tarefa intensa e, ao mesmo tempo, complicada.

“Entrei para a banda como o baterista do Dave Grohl e como o cara que supostamente salvaria o dia depois da morte do querido Taylor Hawkins. Foi como se tivesse que estar funcionando a todo vapor o tempo todo. Olhando para trás, provavelmente [a demissão] era mais uma questão da gestão da banda. Não era uma música com a qual eu realmente me identificasse”, afirmou.

Pouco depois do anúncio de sua saída, Freese chegou a curtir um comentário ácido do comediante Tim Heidecker, que escreveu: “O lado bom é que você não vai ter que ouvir nenhuma daquelas músicas horríveis nunca mais!” — gesto que acabou repercutindo entre fãs da banda.

Apesar da sinceridade, o baterista fez questão de citar uma exceção dentro do repertório. Em julho, relembrou com carinho a experiência de tocar “Aurora”, faixa do disco There is Nothing Left to Lose (1999), considerada uma das favoritas de Hawkins: “Postei esse vídeo no último verão, mas vi ontem e me lembrei de como eu gostava de tocar essa música. Dinâmica e fervorosa.”

A canção foi incluída em praticamente todos os shows com Freese justamente como tributo ao baterista falecido em 2022.

E agora, Foo Fighters?

Até o momento, o Foo Fighters não comentou oficialmente a saída do músico. No entanto, em um vídeo divulgado no dia 2 de julho para celebrar os 30 anos de carreira da banda, Dave Grohl chegou a se referir à “magia estrondosa” de Freese, em tom elogioso.

Ainda não há confirmação de quem será o novo baterista da banda, mas rumores apontam para Ilan Rubin (ex-Nine Inch Nails e Angels & Airwaves) como possível substituto.

Tags:

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2025 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.