
Kirk Hammett sugere que novo álbum do Metallica pode resgatar som dos anos 90
25 de março de 2025
O Metallica pode revisitar a sonoridade dos álbuns “Load” e “Reload” em seu próximo trabalho de estúdio. Quem levantou essa possibilidade foi o guitarrista Kirk Hammett, durante sua participação no podcast Rolling Stone Music Now.
“Quem sabe? Podemos apenas dizer: ‘Ok, vamos voltar aos anos 90 novamente.’ Não é uma má ideia”, comentou Hammett. Apesar da sugestão, ele deixou claro que esse debate ainda não aconteceu oficialmente entre os integrantes da banda.
Os discos “Load” (1996) e “Reload” (1997) marcaram uma virada na carreira do Metallica, trazendo um som mais voltado ao hard rock e ao blues, afastando-se do thrash metal que definiu seus primeiros anos. Na época, essa mudança dividiu os fãs e foi alvo de críticas.
No entanto, Hammett destacou que o tempo trouxe uma nova percepção sobre esse período. “Hoje em dia, tocamos ‘Fuel’ e as pessoas enlouquecem”, comentou o guitarrista, ressaltando como algumas faixas dos anos 90 se consolidaram no repertório clássico da banda.
Se a banda decidir revisitar esse som mais experimental, Hammett está preparado. O guitarrista revelou que tem um acervo impressionante de ideias acumuladas. “Tenho 767 gravações de novos riffs. É ridículo, mano!”, revelou Hammett, destacando que o baixista Robert Trujillo tem ajudado a organizar esse material para que ele não se perca no meio de tantas ideias.
Apesar de décadas na estrada, Hammett destacou que ainda se sente motivado e criativo. “Muitos artistas nessa idade estão encerrando as coisas, mas eu ainda sinto que estou escalando a montanha”, afirmou.
Além dos planos para o novo disco do Metallica, Hammett também revelou que está desenvolvendo mais material solo, dando continuidade ao seu EP instrumental “Portals”, lançado em 2022.