Lars Ulrich e Bruce Dickinson revelam qual o seu disco favorito do Deep Purple

16 de setembro de 2025

Poucos álbuns ao vivo alcançaram o status de lenda dentro do rock, mas Made in Japan (1972), do Deep Purple, segue como uma das obras mais celebradas do gênero. O disco, gravado em três apresentações no Japão duas em Osaka e uma em Tóquio — acaba de completar 50 anos e recebeu homenagens de grandes nomes do metal, incluindo Lars Ulrich, baterista do Metallica, e Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.

Em vídeo especial divulgado pelo Deep Purple, Lars Ulrich não economizou elogios. Para ele, o álbum é simplesmente o melhor registro ao vivo de hard rock de todos os tempos.
“Já ouvi esse disco umas 18 mil vezes, e cada vez que escuto, ele fica ainda melhor. É inacreditavelmente sensacional, tão vivo e tão enérgico”, disse o músico.

O baterista destacou também a característica que mais o fascina no trabalho: a imprevisibilidade das performances. Cada show trouxe versões diferentes para clássicos como Child in Time e Highway Star, que variavam em duração e intensidade de acordo com o improviso da banda. “Eles simplesmente iam para o palco e deixavam a música levá-los. Isso é o mais incrível de ouvir em Made in Japan”, completou.

A relação de Ulrich com o disco não é nova. Em entrevistas anteriores, ele já havia colocado o álbum entre os seus preferidos da vida e exaltado a coesão entre Ritchie Blackmore, Ian Gillan, Jon Lord, Roger Glover e Ian Paice, que formavam o Deep Purple naquela fase.

Bruce Dickinson: a mesma devoção

Se para Lars Ulrich o disco é “sensacional”, para Bruce Dickinson ele foi um divisor de águas. Em entrevista ao Rock and Roll Garage, o vocalista do Iron Maiden relembrou a primeira vez que ouviu o álbum.
“Esse disco mudou minha vida. Eu queria ser igual a todos da banda. Estourava as caixas de som dos meus pais e pulava nos sofás com uma guitarra de brinquedo, tentando ser o Ritchie Blackmore. É o melhor álbum ao vivo já feito”, disse.

O marco do Deep Purple

Lançado inicialmente apenas no Japão em dezembro de 1972, Made in Japan logo ganhou distribuição internacional e se consolidou como um dos álbuns mais influentes do hard rock. Com versões extensas e cheias de improviso, o trabalho capturou a essência da banda no palco — algo que muitos críticos apontam como superior às versões de estúdio.

Mais de cinco décadas depois, o disco segue sendo redescoberto por novas gerações e mantido como referência por músicos que também se tornaram gigantes do rock e do metal.

Tags:

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2025 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.