LEGIÃO URBANA SEGUE NO CORAÇÃO DOS FÃS E EM ALTA ROTAÇÃO NAS PLATAFORMAS DE STREAMING

27 de março de 2024

Hoje, 27 de março, Renato Manfredini Junior, mais conhecido como Renato Russo, uma das principais referências do rock nacional dos anos 1980, completaria 64 anos. Ícone na cultura musical brasileira, o líder e vocalista da banda Legião Urbana segue até hoje agradando e influenciando as novas  gerações (a idade dos fãs da banda hoje compreende o público de 13 a 65 anos).

Para se ter uma ideia, os números de consumo da banda em streaming são impressionantes, se comparando aos maiores artistas da atualidade. Desde o ingresso dos álbuns da banda nas plataformas digitais, a EMI/Universal Music Brasil, detentora do catálogo da banda, registrou mais de 7.5 bilhões de plays (áudio e vídeo) e hoje é o único grupo de rock brasileiro dos anos 80 que emplacou mais de uma faixa no Top 200 do Spotify, nos últimos tempos, com duas faixas recorrentes: “Será”, faixa do álbum de estreia da banda (1984), e “Tempo Perdido”, faixa de “Dois” (1986), o segundo álbum da discografia do Legião Urbana.

A banda tem hoje mais de 4.6 milhões de ouvintes mensais e mais de 6.1 milhões de seguidores no Spotify, plataforma onde suas músicas estão em mais de 48 mil playlists. No YouTube, a banda soma a impressionante marca de mais de 1 bilhão de plays. O sucesso também se repete na Apple Music, onde a banda tem hoje 15 faixas no Top 100 da plataforma.

Nascido no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960, Renato Russo começou sua carreira no então emergente cenário rock de Brasília, onde viveu parte de sua adolescência e formou sua primeira banda, o Aborto Elétrico, em 1979. Em 1982, Renato saiu do grupo e fez alguns trabalhos solos, ficando conhecido nessa época como “O Trovador Solitário”.

No mesmo ano de 1982 nascia a Legião Urbana, inicialmente formada pelo vocalista e baixista Renato Russo, o baterista Marcelo Bonfá, os guitarristas Eduardo Paraná (hoje conhecido como Kadu Lambach) e Paulo “Paulista” Guimarães, além de Ico Ouro Preto (irmão de Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial), que também tocou guitarra em alguns shows no início da banda. Em 1983, Paulista e Paraná deixam a formação original da Legião e Dado Villa-Lobos assume como guitarrista. Em 1984, pouco antes de a banda gravar seu primeiro álbum, já como contratada pela EMI, o músico Renato Rocha (1961-2015), o “Negrete”, passa a integrar a banda como baixista, posição que inicialmente era ocupada pelo próprio Renato Russo.

À frente da Legião Urbana, Renato Russo gravou e lançou o total de sete álbuns: “Legião Urbana” (1984), “Dois” (1986), “Que País é Este?” (1987), “As Quatro Estações” (1989), “V” (1991), “O Descobrimento do Brasil” (1993) e “A Tempestade” (1996). Foram ainda lançados dois discos póstumos da banda, “Uma Outra Estação” (1997) e a compilação “Mais do Mesmo” (1998). A discografia solo de Renato Russo também ganhou outros quatro álbuns póstumos: “The Stone Wall Celebration Concert” (1994), “Equilíbrio Distante” (1995), “O Último Solo” (1997) e “Renato Russo Presente” (2003).

Mesmo ainda atuante na banda, Renato Russo iniciou sua carreira solo em 1993. No ano seguinte, ele lançou seu primeiro álbum, “The Stonewall Celebration Concert”. Interpretado totalmente em inglês, o título do disco faz referência ao bar nova-iorquino onde gays se rebelaram contra a ação da polícia, em 1969. Em seguida, Renato apresentou o CD “Equilíbrio Distante” (1995), um projeto em homenagem à sua família no qual ele interpretava canções italianas. Em outubro de 1996, aos 36 anos, Renato Russo sai de cena, por consequências do contágio pelo vírus HIV, deixando órfã uma imensa legião de fãs.

Renato Russo é um gênio eterno e sua obra espetacular continuará a encantar muitas gerações futuras. O catálogo da Legião Urbana é a celebração eterna da Universal Music com os fãs da banda e do Renato”, afirma Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

Vinte e oito anos depois de sua partida, as músicas de Renato Russo seguem viralizando e conquistando todas as gerações. Como disse o poeta, “temos todo o tempo do mundo”.

Via: UNIVERSAL MUSIC

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.