“Mind Games” de John Lennon Ganha Edição de Luxo e Promete Redefinir a Percepção do Álbum
12 de julho de 2024
“Mind Games”, o terceiro dos cinco discos solo de John Lennon, sempre esteve em segundo plano dentro da vasta obra do ex-Beatle. Lançado originalmente em 1973, o álbum agora recebe uma impressionante edição de luxo que promete mudar a percepção do público e críticos sobre esse trabalho subestimado.
Supervisionado por Sean Lennon, filho de John, o projeto inclui uma nova mixagem do álbum que traz mais clareza em relação aos lançamentos anteriores em vinil e CD. Além disso, a edição de luxo está repleta de extras que revelam o processo criativo do músico, permitindo que os ouvintes desfrutem do LP de seis maneiras diferentes.
Redescobrindo “Mind Games”
Musicalmente, é difícil entender por que “Mind Games” acabou meio esquecido, exceto pela faixa-título, que foi o único single lançado e presença constante em coletâneas. As faixas do álbum são uniformemente boas, com destaques tanto para as mais pesadas como “Tight A$” (que fica entre o rock dos anos 50 e o Bob Dylan da fase elétrica) e “You Are Here”, quanto para as baladas. Canções como “Aisumasen (I’m Sorry)” e “I Know (I Know)” estão entre as melhores que Lennon já compôs.
Sucesso Comercial e Contexto Histórico
Apesar de ter sido meio negligenciado ao longo dos anos, “Mind Games” não foi um fracasso de vendas. O álbum alcançou o top 10 nos EUA e ganhou um disco de ouro. No entanto, foi lançado em uma época turbulenta para Lennon, que estava se separando de Yoko Ono e mergulhando em um período de excessos em Los Angeles.
Naquele mesmo ano, Paul McCartney lançou “Band On The Run”, seu álbum mais aclamado, o que pode ter ofuscado o trabalho de Lennon. Talvez se Lennon tivesse levado esse material e a excelente banda que reuniu para as gravações em turnê, a história de “Mind Games” poderia ter sido diferente.
Um Novo Olhar sobre “Mind Games”
A nova edição de luxo de “Mind Games” oferece uma oportunidade de redescobrir um álbum que merece mais reconhecimento. Com a supervisão cuidadosa de Sean Lennon, os fãs podem agora apreciar a clareza e profundidade das novas mixagens e explorar o gênio criativo de John Lennon de uma maneira totalmente nova.
Prepare-se para revisitar “Mind Games” e descobrir as joias musicais que ele oferece.