“Motel Destino” filme brasileiro de Karim Aïnouz, é aplaudido por mais de 12 minutos no Festival de Cannes
23 de maio de 2024
Na noite desta quarta-feira (22), o filme “Motel Destino” foi exibido no Festival de Cannes 2024 e foi ovacionado pelo publico presente por mais de 12 minutos continuos. Com direção de Karim Aïnouz, o filme traz o gênero Film Noir para o cinema nacional, com peculiaridades brasileiras e muito drama. Durante uma coletiva de imprensa no Festival o diretor comentou sobre a escolha do gênero.
“O film noir começou em um momento histórico de pós-guerra nos EUA, onde vimos uma série de filmes sobre personagens fraturados”, comentou Aïnouz. Ele comparou esse contexto com os quatro anos antes do governo Lula no Brasil, período que ele descreveu como uma “guerra”, referindo-se à administração de Jair Bolsonaro entre 2019 e 2022. “Então, me interessava muito fazer um filme onde a gente olhasse para personagens que tivessem desamparados e fraturados”, acrescentou o cineasta.
Aïnouz destacou “Gosto de Sangue” (1984), o primeiro longa-metragem dos irmãos Joel e Ethan Coen, como uma influência significativa para “Motel Destino”. Ele elogiou o filme por ser “absolutamente livre” e por atualizar de forma brilhante a tradição do noir. Essa inspiração se reflete em “Motel Destino”, que mescla elementos do suspense erótico e do melodrama, oferecendo uma experiência cinematográfica única e multifacetada.
O diretor descreve seu filme como um “mestiço cinematográfico”, destacando a liberdade criativa que os artistas do Sul global possuem para brincar com diferentes gêneros. “Na verdade, nenhum filme tem um gênero só, isso é uma invenção um pouco quadrada da gente”, afirmou Aïnouz, enfatizando sua abordagem inovadora e versátil.
O Festival de Cannes 2024, realizado entre 14 e 25 de maio, trouxe uma seleção impressionante de filmes aguardados, incluindo “Furiosa: Uma Saga Mad Max” e “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola.