Mundo Livre Xtremers: grandes cidades do Brasil veem cores mais vibrantes no céu

9 de fevereiro de 2022

(As cores do céu ficaram mais vibrantes no nascer e pôr do sol. Crédito: Divulgação)

Nos últimos dias, os moradores das cidades brasileiras tem observado um céu diferente. As cores em tons de rosa e vermelho durante o nascer e o por do sol tem chamado bastante a atenção e rendido fotos lindas. Mas o que pouca gente sabe, é que esse belo fenômeno é causado pela erupção de um vulcão.

O vulcão submarino em Tonga entrou em erupção no dia 15 de janeiro, expelindo grande quantidade de resíduos vulcânicos. De imediato, essa erupção causou tsunamis que atingiram países da costa do oceano pacífico, onde ele está localizado. Durante a explosão, o vulcão lançou materiais sólidos e gasosos na atmosfera, entre eles o dióxido de enxofre.

Essa poeira vulcânica e os gases passaram a circular pela camada atmosférica e viajou mais de 15 mil km em altitudes que variaram de 18 km a 50 km até chegar às cidades brasileiras. Dez dias após a erupção, aparelhos detectaram esses resíduos vulcânicos na cidade de São Paulo. Recentemente também foi constatado em Santa Catarina, no Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Mas por que a cor do céu mudou?

As partículas vulcânicas expelidas refletem as cores avermelhadas, rosadas ou púrpura colorindo o céu brasileiro. E com o dióxido de enxofre oriundo da erupção vulcânica, dá mais contraste, fazendo com que as cores fiquem mais vibrantes. Agora tudo faz sentido né? E pela causa do esporte, uma mente saudável, conteúdo e superação, estamos juntos aqui na Mundo Livre FM, uma atitude sonora.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.