músicas que foram banidas após o ataque do 11 de setembro
11 de setembro de 2023
Os ataques de 11 de setembro de 2001 deixaram um rastro de dor e também causaram um impacto significativo na cultura e na vida dos americanos, e a indústria da música também foi impactada. Após os ataques, houve uma sensação de unidade nacional e uma reavaliação da cultura popular, o que levou à censurar algumas músicas e artistas que eram considerados insensíveis ou inapropriados para o momento que o povo vivia. Muitas rádios tiveram que reavaliar suas playlist e os próprios artistas a escolha de músicas para os shows.
No entanto, essas proibições e restrições foram aplicadas temporariamente.
Quer saber alguns exemplos de músicas excluídas da programação? Confere ai!
- “Imagine” – John Lennon: “Imagine” de John Lennon enfrentou restrições de airplay devido à sua mensagem pacifista, que alguns consideraram inadequada para o clima pós-ataque.
- “Walk Like an Egyptian” – The Bangles: A música “Walk Like an Egyptian” da banda The Bangles enfrentou restrições devido à preocupação de que a referência ao Egito pudesse ser interpretada de maneira negativa.
- “American Pie” – Don McLean: A longa e icônica música “American Pie” de Don McLean enfrentou restrições por conta da sua complexa narrativa sobre a história da música americana.
- “It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)” – R.E.M.: O título já era um bom motivo para banir e ao ritmo frenético da música ajudou nessa decisão, algumas estações de rádio evitaram tocar essa música após os ataques.
- “Bodies” – Drowning Pool: A música “Bodies” da banda de metal Drowning Pool foi temporariamente restringida pois na sua letra tem versos que poderiam ser gatinho para algumas pessoas. “Let the bodies hit the floor” “deixe os corpos atingir o chão” PESADO.
- “War” – Edwin Starr: A música “War” foi banida por ter uma letra que se refere à guerra.
- “Stay Together For The Kids” – Blink-182: No clipe dessa música há cenas de destruição de um prédio para fazer uma analogia com o divórcio dos pais de Tom DeLonge. A banda removeu o vídeo dos canais de música.
- “What’s Going On” – Marvin Gaye: esse caso foi o oposto, a música “What’s Going On” de Marvin Gaye teve uma maior procura nas rádios, durante esse luto americano, por conta da sua mensagem de paz e reflexão.
- “Love Stinks” – The J. Geils Band: Esse talvez seja a restrição mais “boba”, muitas rádios não tocaram essa música por conta do título “o amor fede”
- “Bleed American” – Jimmy Eat World: Como você já deve imaginar, essa música parou de circular por um tempo, por conta do título “sangrar americano” bem inapropriado para o momento.
Lembre-se de que as proibições e restrições de músicas após os ataques de 11 de setembro não foram aplicadas uniformemente em todo o país e geralmente foram de natureza temporária. A sensibilidade em relação a essas músicas diminuiu ao longo do tempo à medida que a sociedade se adaptou à nova realidade pós-ataque.