Nando Reis Anuncia “Uma Estrela Misteriosa” com participação de de Peter Buck do R.E.M, Matt Cameron do Pearl Jam, Duff McKagan do Guns n’ Roses e Krist Novoselic do Nirvana

23 de julho de 2024

Nando Reis Anuncia “Uma Estrela Misteriosa”, Seu Projeto Mais Ambicioso e Inovador

Nando Reis, cantor, compositor, músico e produtor, com uma carreira de 41 anos e um legado impressionante de mais de 600 composições e 1.200 músicas gravadas, está pronto para surpreender novamente. Após oito anos desde seu último trabalho de estúdio solo, “Jardim-Pomar” (2016), ele anuncia seu lançamento mais ambicioso: “Uma Estrela Misteriosa”. Este projeto colaborativo, inclusivo, sustentável e descentralizado é definido pelo próprio artista como o ponto alto de sua carreira até agora.

Produzido por Barrett Martin, com co-produção de Felipe Cambraia e produção executiva de Diogo Damascena, “Uma Estrela Misteriosa” conta com Nando Reis na voz e violão, acompanhado por Barrett (bateria), Cambraia (baixo), Walter Villaça (guitarra), Peter Buck do R.E.M (guitarra) . e Alex Veley (teclados). O projeto também traz participações especiais de músicos como Mike McCready (guitarra), Matt Cameron do Pearl Jam (bateria), Duff McKagan do Guns n’ Roses (baixo), Sebastião Reis (violão de 12 cordas) e Krist Novoselic do Nirvana (baixo).

Barrett Martin destaca o valor artístico do projeto: “Esse trabalho é realmente uma obra-prima em termos de composição e experimentação musical, com 30 músicas que transitam por diversos gêneros. Ironicamente, as origens desse álbum gigante são bastante humildes.”

Com 61 anos, Nando Reis se declara em sua melhor fase, sóbrio e com energia renovada. Ele se prepara para lançar um trabalho quádruplo, composto por três álbuns intitulados “Uma”, “Estrela” e “Misteriosa”, além de um disco bônus, “Revelará o Segredo”, disponível exclusivamente como extra de um box especial em vinil. Serão 26 músicas inéditas e quatro regravações, num total de 30 faixas que abrangem diversos gêneros como rock, soul, R&B, samba e música clássica.

A distribuição dos álbuns será inovadora: quem adquirir o box físico em LP terá acesso a todas as músicas de imediato, enquanto a divulgação nas plataformas digitais será feita em etapas, com liberações semanais ao longo de dois meses, a partir de 23 de julho, data de início das vendas do box. Os LPs individuais também serão lançados de forma gradual.

“Eu sou da década de 1980, quando todo mundo lançava um álbum novo por ano. O mundo mudou e eu, obviamente, passei a ter um ritmo de lançamentos distinto do que estava acostumado, obedecendo ao mercado. Mas, no fundo, eu sou um compositor de grande produtividade. Hoje, com 61 anos, me sinto muito melhor e mais lúcido. Estou sóbrio, ativo e disposto”, afirma Nando. “Eu sou ligado nessa coisa da quantidade, da série, do agrupamento de itens semelhantes, mas distintos ao mesmo tempo. Esse é o raciocínio que eu tenho não só para músicas, mas para minha própria carreira. Fazer um disco é como organizar vasos, reunindo e agrupando diferentes espécies. Tudo é análogo”, completa ele.

A gênese de “Uma Estrela Misteriosa” foi despretensiosa. Nando e sua banda reuniram-se no estúdio Da Pá Virada, em São Paulo, para gravar duas músicas inéditas para o programa “Singing Earth”, de Barrett. “Fomos tão bem que acabamos gravando dez músicas. Nesse meio tempo, ele escreveu outras dez. Apesar de não termos planejado, quando nos demos conta, estávamos gravando um álbum. Foi tudo muito rápido e natural”, lembra Barrett.

O projeto é documentado em um filme homônimo dirigido por Raimo Benedetti, registrando todo o processo de criação e gravação das canções. Nando sempre foi vocal sobre sua preocupação com causas sociais e estruturou a nova turnê em quatro pilares: inclusão, superação, sustentabilidade e autenticidade.

A turnê contará com tradutores de libras em todas as apresentações e buscará fornecedores locais para a produção de itens exclusivos. A superação reflete a luta de Nando contra o alcoolismo e as drogas, sendo este seu primeiro projeto completamente sóbrio. A sustentabilidade é um pilar central, com a turnê alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Queremos seguir pelo menos 5 objetivos, dentre os 17 ODS da ONU, em cada cidade pelas quais passarmos”, conta Nando. O último pilar, a autenticidade, reflete sua dedicação contínua à música, mantendo sua subjetividade e características marcantes ao longo de mais de 40 anos de carreira.

“Uma Estrela Misteriosa” promete ser uma celebração da arte e da vida de Nando Reis, marcando uma nova era em sua já ilustre carreira.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.