O dia em que Nevermind desbancou Michael Jackson e botou o Nirvana no topo da parada da Billboard

11 de janeiro de 2022

Capa de Nevermind. Imagem: reprodução.

(por Guilherme Mattar)

Em 11 de janeiro de 1992, o Nirvana conseguiu uma verdadeira proeza: desbancou Michael Jackson, o Rei do Pop, e colocou Nevermind no topo da parada de álbuns dos EUA.

Lançado em 24 de setembro de 1991, o disco estreara na famosa lista da Billboard na modesta 144ª posição, e foi subindo aos poucos, muito graças aos shows que o trio de Seattle fazia, cada vez mais chamativos. A atmosfera “punk para as massas” – combinada ao êxito do single e do clipe de “Smells Like Teen Spirit” – ganhou o coração do público jovem e, quando se deram conta, Kurt Cobain e companhia deixaram de ser um grupo underground (e cult, no Reino Unido) e passaram a atrair gente de todos os estilos nas apresentações – incluindo os mauricinhos que os desprezavam há não muito atrás.

A produção bem feita de Butch Vig enalteceu o estilo voraz de Dave Grohl na bateria, que tanto impressionara Kris Novoselic e Kurt previamente, e o resultado foi um trabalho ao mesmo tempo agressivo e pop – a plataforma ideal para a banda revelar todas as suas potencialidades, não tão evidentes assim no álbum anterior, Bleach. E o Nirvana, com todos os méritos, tornou-se gigante.

Nem com a ascensão do indie, uma década mais tarde, o rock alternativo seria tão mainstream.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.