O curitibano Gabriel Twardowski por trás do documentário de Billie Eilish

7 de fevereiro de 2025

Dos palcos do Lollapalooza Brasil às turnês de artistas gigantes, Gabriel Twardowski se tornou um dos nomes mais versáteis do audiovisual musical. Aos 28 anos, o diretor curitibano tem no currículo projetos com Billie Eilish, Pabllo Vittar, Zion Marley e Luan Santana, além de um feito pessoalmente especial: o documentário da turnê de retorno da Restart.

A trajetória de Gabriel é uma mistura de paixão pela música, resiliência na estrada e uma capacidade absurda de captar a essência dos artistas – mesmo em meio ao caos de um festival ou de uma turnê intensa.

O grande ponto de virada na carreira de Gabriel veio quando ele foi escolhido para dirigir o documentário da Billie Eilish para a Paramount+, cobrindo a passagem da cantora pelo Lollapalooza Brasil. Mas a escolha não foi aleatória – foi uma combinação de habilidade, experiência e um olhar diferenciado para captar shows ao vivo.

“Eles precisavam de um diretor com características multidisciplinares. Começamos com uma equipe de 17 pessoas, mas como um festival tem muitas restrições, eu fiz tudo sozinho”, conta Gabriel.

A equipe de Billie Eilish teve acesso a cinco trabalhos dele, mas um vídeo em particular chamou a atenção: uma captação simples, mas intensa, de um show da Fresno no Lolla anterior, gravado com apenas uma câmera na mão.

Quem vê um vídeo impecável de um artista no palco nem sempre imagina o trabalho que rola nos bastidores. Gabriel já passou por turnês com Pabllo Vittar, Zion Marley e Luan Santana, e sabe bem como esse universo exige jogo de cintura.

“A vida de estrada é insana. Se o artista faz show hoje, o vídeo tem que estar no ar no máximo até amanhã. O timing é tudo.”

Se dirigir Billie Eilish foi um marco na carreira profissional, filmar o documentário da turnê de retorno da Restart foi um sonho pessoal realizado. “Eu era colorido com 10 anos [risos]. A Restart foi a banda que me motivou a filmar. Eu sonhava em dirigir clipes, então fazer esse projeto foi muito emocionante.”

Via Billboard

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2025 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.