Ouvir música no carro afeta o humor do motorista

3 de outubro de 2017

Possuir um carro sem ar-condicionado ou vidros elétricos até vai lá, afinal basta girar a manivela para os vidros abrirem e refrigerar o ambiente. Agora ficar sem um sistema de som, por mais simples que seja, é um mimo que poucos muitos motoristas abrem mão.

Escutar música enquanto dirige é tão automático como acelerar e frear. E muitos não percebem, mas as melodias são capazes de mexer com o humor do condutor durante o trânsito. Essa foi a constatação de uma pesquisa encomendada pela Ford ao aplicativo de música Sportify e à Universidade de Nova York.

Algumas descobertas que surgiram do levantamento foram surpreendentes. Uma delas é que temas tristes ou melancólicos, como ‘Back to Black’, de Amy Winehouse, ‘Sorry’, de Justin Bieber, ou ‘The Winner Takes it All’, do Abba, podem ajudar a começar o dia com uma carga de energia que dura até duas horas.

As músicas têm em comum a combinação de uma batida rítmica forte com uma sensação melancólica que, segundo a pesquisa, muitas pessoas preferem ao dirigir. O estudo faz parte do trabalho da Ford para aprimorar a experiência sonora dentro dos veículos, com a evolução de vários aspectos técnicos.

A iniciativa rendeu uma coletânea de 25 canções com pode ser conferida no Spotify com o nome de ‘Science of sound’ (Ciência do som).

Confira a lista de reprodução da Ford Europa para uma condução mais feliz:

1. Titanium (feat Sia) – David Guetta

2. Sorry – Justin Bieber

3. Beggin’ original version – Madcon

4. Don’t you worry child (feat John Martin) – Swedish House Mafia

5. The winner takes it all – ABBA

6. Wake me up when september ends – Green Day

7. What went down – Foals

8. Kids – MGMT

9. Shake it out – Florence + The Machine

10. Green light – Lorde

11. Mr. Brightside – The Killers

12. Insomnia – Faithless

13. Lean on (feat. MØ & DJ Snake) – Major Lazer

14. Power (feat Stormzy) – Little Mix

15. Chained to the rhythm – Katy Perry

16. Ciao adios – Anne-Marie

17. Everybody’s Changing – Keane

18. This is what you came for – Clavin Harris

19. Black hole sun – Soundgarden

20. The final countdown – Europe

21. Buck Rogers – Feeder

22. Hometown Glory (High Contrast Remix) – Adele

23. Back to Black – Amy Winehouse

24. Summertime Sadness (Lana Del Rey vs. Cedric Gervais) – Lana Del Rey

25. Run – Foo Fighters

Energia e valência

Os cientistas identificaram duas características-chave da música que influenciam o humor: a ‘energia’, batida e tempo do som; e a ‘valência’, sua profundidade, emoção e sentimento. Juntos, esses elementos podem servir como um tônico para animar até a viagem mais monótona.

Na pesquisa, motoristas de vários países da Europa ouviram listas de músicas selecionadas com diferentes combinações de ‘energia’ e ‘valência’. O seu humor foi conferido por meio de questionários respondidos imediatamente antes e depois e em intervalos de uma hora após dirigir pela manhã.

As trilhas com uma batida energética e alegre, com ‘alta valência’, funcionaram bem, mas as trilhas tristes, usando a escala menor de notas musicais, com ‘baixa valência’, também mostraram a mesma popularidade.

“Em toda a pesquisa, músicas com um alto nível de energia deixaram nossos testadores empolgados para enfrentar o dia”, diz Amy Belfi, neurocientista cognitiva da Universidade de Nova York, especialista em efeitos da música no cérebro.

Segundo ele, o mais intrigante é que as músicas mais propensas a ter um efeito positivo também podem ser reflexivas e melancólicas. “As músicas ‘tristes’ podem realmente nos fazer sentir bem sobre nós mesmos. Elas podem nos lembrar, por exemplo, de experiências difíceis que superamos e com as quais aprendemos.”

“Nesse experimento, focamos em como a ‘energia’ e ‘valência’ da música podem afetar o humor ao longo do dia”, completa Koppel Verma, doSpotify, que assessorou o projeto.

O estudo revelou ainda que não são só músicas ‘pop felizes e energéticas’ que funcionam de manhã.  Ao analisar a playlist de motoristas,  percebeu-se que muitas tinham um número alto de músicas melancólicas.

“Pesquisas anteriores já mostraram que a viagem da manhã é um período importante e agora podemos usar nossos dados para ajudar o motorista a preparar seu humor para o resto do dia”, finaliza Koppel.

Fonte

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.