Guia Prático para um Mundo Livre #17 – Como ler mais?

15 de agosto de 2018

TEMA: Como ler mais?

Confira a entrevista com a Karla Nascimento, leitora voraz, falando sobre esse tema.

*Até 3’06 teve um problema técnico com microfone da entrevistada. 

Dicas da Karla para Ler Mais:

  1. Desconecte-se: Ler é um exercício de foco, portanto, faça uma coisa de cada vez. Quantas vezes você está com tempo livre e, sem perceber, pega o celular ou fica trocando de canal na televisão, sem estar realmente interessado no conteúdo que está consumindo? Repensar essas atitudes automáticas é o primeiro passo para fazer da leitura um hábito no lugar delas. Estabeleça uma meta: Defina um desafio realista para si mesmo. Leia todos os dias. Faça da leitura parte de sua rotina diária, agendando um horário regular todas as manhãs ou noites. Criar uma rotina a cada dia em breve fará a leitura se tornar um hábito.
  2. Descubra o que você gosta! Isso não quer dizer que você precise ficar preso ao um estilo de livro específico, mas ajuda a descobrir outros livros dos quais você vai gostar. Se você não é um leitor regular, começar com Guerra e Paz (Tolstói – 1225 páginas) pode ser desanimador. Escolha tópicos que já lhe interessam: se você gosta de um filme de suspense, tente autores do mesmo tema.
  3. E se conseguir, leia diferentes tipos de livros simultaneamente.
  4. Leve seu livro para todos os lugares. Com certeza você achará um intervalo para ler. O Kindle me ajuda e muito. Leve, prático, compacto e cabe uma biblioteca dentro dele. Leio muito mais desde que tenho um e os e-books são mais baratos. Não tem dinheiro para comprar o Kindle, beixe aplicativos de leitura tem disponível para celular ou tablete!
  5. Não se sinta obrigado a terminar um livro só porque você começou. Ler pode parecer uma tarefa se você está apenas tentando chegar ao fim da história por causa disso. Não se sinta culpado por deixar um livro inacabado se você não estiver gostando dele. Vá para o próximo livro da sua lista. Você nunca sabe, você pode querer retornar a um livro esquecido em outro momento. Mas não se sinta obrigado a concluir tudo o que você começou. Quanto mais agradável você ler, mais rápido você passará por ela.
  6. Passeie pela livraria. Pode parecer algo muito simplista, mas se aproximar desse universo pode resolver a crise com os livros. Por isso, reserve um tempo para passear por sua livraria favorita, tomar um bom café e conhecer as novidades. Depois de algumas horas admirando as capas dos livros e conversando com os vendedores, sem dúvida você retomará sua inspiração e gosto pela leitura.
  7. Ouça o seu livro. Audiolivros são uma boa maneira de se familiarizar com a narrativa, pois permite que você execute várias tarefas ao mesmo tempo. Você pode ouvir em qualquer lugar a qualquer hora: no carro, na academia, limpando a casa ou saindo para uma corrida. É claro que ouvir um audiolivro não está lendo, mas pode ajudá-lo a voltar ao hábito de seguir uma história. Por que não tentar uma série de livros ouvindo o primeiro título como um audiolivro e depois mudando para um livro físico para o acompanhamento.
  8. Siga páginas ou redes sociais que indiquem livros ou mesmo as editoras, para ver os lançamentos. Assim você consegue conversar com pessoas que curtem as mesmas coisas e quem sabe não descobre seu próximo livro favorito. Ou crie um clube de leitura com seus amigos. Eu não tenho problemas em emprestar meus livros ou pegar emprestado. Mas lembre-se SEMPRE de devolver!
Guia Prático para um Mundo Livre #17 – Como ler mais?
00:00:00
00:00:00

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.