Pop: o álbum mais ousado do U2

3 de março de 2022

(por Guilherme Mattar)

Muitos álbuns são mal recebidos quando lançados, mas acabam tornando-se clássicos no decorrer do tempo. Com Pop, porém, ocorreu o oposto: bem cotado e sucesso de vendas ao ser posto na praça em 3 de março de 1997, o disco do U2 perdeu notoriedade logo que o frescor de novidade passou, e é amplamente considerado, hoje, um trabalho que não correspondeu às expectativas.

Opiniões coletivas à parte, a verdade é que em Pop o grupo liderado por Bono mergulhou fundo nas mudanças estéticas prenunciadas pela música “God Part II”, ainda no fim dos anos 1980, e levadas a cabo nos álbuns Achtung Baby Zooropa. E conseguiu criar, assim, um disco ainda mais techno, ainda mais dance, com ainda mais loops e samples. Um disco ainda mais ousado que os parceiros de década.

Várias canções ganhariam versões futuras diferentes. “Gone”, talvez a mais próxima do som tido como característico do quarteto irlandês, foi remixada para a coletânea The Best of 1990–2000, de 2002 – assim como “Staring at the Sun”, que rapidamente passou a ser tocada de forma acústica, ao vivo. “Wake Up Dead Man” (a partir dos anos 2000) e “If You Wear That Velvet Dress” também seriam relidas quando executadas nos shows.

Apesar de a própria banda considerar boa parte do material inacabado, por ter apressado as gravações a fim de completar Pop, o full length resultante entregou faixas criativamente interessantes, que ajudaram a torná-lo único na história do U2. Em nenhum outro disco, por exemplo, haveria espaço para o desafio de criar coisas como “Discothèque”, “Mofo”, “Miami” e “The Playboy Mansion” e ainda assim liderar as paradas de 35 países diferentes.

Pouquíssimos conjuntos teriam bala na agulha para tamanho desafio.

Tags:

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.