SOS CHUVAS RIO GRANDE DO SUL: Saiba como ajudar

6 de maio de 2024

As chuvas fortes que caem no Rio Grande do Sul desde o fim de semana devem persistir por mais dias. Até a última atualização desta reportagem, a catástrofe havia deixado mais de 80 mortos.

Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas. Com pontes e estradas interditadas, moradores ficaram ilhados. Na Serra Gaúcha, comunidades foram esvaziadas após o rompimento de uma barragem.

A situação no Rio Grande do Sul devido às enchentes é muito grave, com milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas. O estado já decretou estado de calamidade pública, considerando esta como a maior tragédia de sua história. Em resposta a essa crise, o Paraná lançou a campanha solidária SOS RS, iniciando esforços para arrecadar doações de alimentos e produtos de limpeza destinados às regiões afetadas.

Os quartéis do Corpo de Bombeiros receberão doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza até o dia 8 de maio, visando a distribuição imediata para as áreas atingidas.

COMO FAZER DOAÇÕES NO PARANÁ:

Campanha SOS RS

Até que dia doar: Até o 8 de maio;

O que doar: alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, produtos de limpeza;

Onde doar: No quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná mais próximo da sua casa. Todos os quarteis;

Quer doar para instituições e organizações que apoiam as vítimas das chuvas: QUERO AJUDAR

Curitiba, Região Metropolitana e litoral

  • Curitiba: conforme a prefeitura, doações serão recebidas até quarta (8) em todos os postos da Guarda Municipal, Ruas da Cidadania, unidades da Fundação de Ação Social (FAS) e das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte Lazer e Juventude (Smelj). Veja lista de endereços. A Provopar estadual também receberá doações de agasalhos; colchões; cobertores; alimentos não perecíveis; ração para cães e gatos; materiais de limpeza e de higiene pessoal; água; roupas de cama e banho; utensílios domésticos.
  • Araucária: conforme a prefeitura, doações serão recebidas até quarta (8) e serão enviadas pela Defesa Civil Estadual do Paraná na próxima semana. Inicialmente, o ponto de arrecadação será na sede da Secretaria de segurança Pública, onde funciona também a sede da Defesa Civil: rua Ângelo Perini, nº 20, Bairro Estação, das 8h às 17h. Mais informações: (41) 3614-2517.
  • Campo Largo: conforme a prefeitura, as doações serão recebidas no Centro da Juventude Bom Jesus (Rua Ademar de Barros, 196 – Bom Jesus, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábado das 9h às 12h) e no Quartel do Corpo de Bombeiros (Rua XV de Novembro, 3540 – Bom Jesus).
  • Fazenda Rio Grande: ponto de arrecadação de insumos para o Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (6). Das 8 às 17h a população da cidade poderá doar produtos de higiene, limpeza, água mineral, alimentos não perecíveis e roupas de cama. Endereço: Secretaria Municipal de Assistência Social de Fazenda Rio Grande- R. Ten. Sandro Luiz Kampa, 182 – Iguaçu, Fazenda Rio Grande-PR.

Campos Gerais e Sul

  • Guarapuava: Quartel do Posto Primavera – Endereço: Rua João Fortkamp, 870 – Primavera. Telefone: (42) 3623-1165 OU Sede Administrativa do 12° GB Endereço – Endereço: Rua XV de Novembro, 7.260, 1º andar, Centro. Horário de atendimento: Segunda à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h00min. Telefone: (42) 3630-2400; A Diocese de Guarapuava está direcionando coletas das igrejas para a Caritas Diocesana de Guarapuava e as igrejas também estão recebendo alimentos não perecíveis;
  • Laranjeiras do Sul: Quartel Central – Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 3167-São Francisco/Laranjeiras do Sul-PR. Telefone: (42) 3635-5255;
  • Pitanga: Quartel Central -Endereço: Avenida Brasil, 911 – Centro; Telefone: (42) 3646-1065
  • Pinhão: Quartel Posto de Brigada Comunitária – Endereço: Rua João Ferreira da Silva, 199 – Nossa Senhora Aparecida. Telefone: (42) 3677-2009
  • Candói: Quartel Posto de Brigada Comunitária – Endereço: Avenida Anísio Pedro da Luz esquina com Avenida Newton Marcondes de Oliveira. Telefone: (42) 3638-1600;
  • União da Vitória: Na Estação União; no domingo (5), na entrada do jogo durante a estreia da equipe Iguaçu na segunda divisão do campeonato paranaense.

Norte e Noroeste

  • Maringá: 5° Grupamento de Bombeiros Rua Benjamin Constant, 93. Fone: (44) 3218-6150; Agência dos Correios em 10 pontos na cidade;
  • Umuarama: Avenida Presidente Castelo Branco, 3603, centro. 6° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente.
  • Cianorte: unidade dos bombeiros na Avenida Allan Kardec, 700. 8° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente
  • Paranavaí: unidade dos bombeiros na Avenida John Kennedy, 565, Jardim Iguaçu. 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente
  • Londrina: Sede administrativa da Guarda Municipal, na rua Joaquim de Matos Barreto, 333, às margens do Lago Igapó; Base operacional do órgão, na rua São Jerônimo, esquina com a avenida Jorge Casoni; Base Móvel da GM, ônibus caracterizado que atua diariamente no Calçadão, na esquina das avenidas Paraná e São Paulo, estará no local das 7h às 18h; Aeroporto de Londrina.

Oeste e Sudoeste

  • Foz do Iguaçu: o Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Foz e região (Sindifoz) também está recebendo os donativo na Rua Silvio Sottomaior, 187, pilar parque campestre. A organização está aceitando alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, água potável, roupas e cobertores. Mais informações: 45 3526-3800 ou 45 99843-0485. O setor hoteleiro da cidade também se mobilizou e receberá doações na Travessa Cecília Meirelles, 637 – Monjolo, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h, das 14h às 18h. São aceitas doações de: kits de higiene pessoal, materiais de limpeza, agasalho e roupas íntimas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores, móveis e eletrodomésticos. Contatos: ABIH-PR Regional Oeste: (45) 99911-9374 ou Sindhoteis: (45) 99921-1845. Unidades dos bombeiros na cidade: Avenida Paraná, nº 5.725, Bairro Vila A, em frente a Catedral; Rua Bartolomeu de Gusmão, 1331 – Jardim Maracanã; Rua Cláudio Coutinho, 1160 – Parque Morumbi II; No saguão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
  • Cascavel: até 8 de maio as arrecadações podem ser entregues na Agência do Trabalhador de Cascavel, na Rua Paraná, 3648. Defesa Civil em Cascavel recebe doações na Rua Martin Afonso de Souza, 590, bairro Pacaembu. As unidades do Corpo de Bombeiros na cidade ficam nos seguintes endereços: Quartel Central – Rua general Osório, 2791, Ciro Nardi; Posto Ten Edi – Rua Castro, 819, São Cristóvão; PB Cabo Bonatto – Rua Ricieri Perin, 163, Pioneiros Catarinenses. Lojas do Futebol Clube Cascavel estão arrecadando roupas e alimentos. O time incentiva o torcedor a levar um quilo de alimento no jogo diante do Cianorte no domingo (5) no estádio Olímpico Regional. Pede-se ao torcedor que leve um quilo de alimento não perecível;
  • Toledo: unidade dos bombeiros na Avenida Parigot de Souza, nº 3941, Jardim Santa Maria; além dos seguintes pontos, conforme divulgou a Defesa Civil da cidade: Certis Coopagro e Pioneiro; Centros da Juventude do Jardim Europa e Coopagro; Unidade Social São Francisco; Paço Municipal Alcides Donin; Lojas Recanto do Gaúcho do Centro e do Shopping Panambi; Guarda Municipal; Biblioteca Pública Centro; Casa da Cultura; Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer; Centro de Eventos Ismael Sperafico (para grandes volumes). A Prefeitura de Toledo também disponibilizou os telefones 153 e 156 para esclarecer as dúvidas.
  • Santa Terezinha de Itaipu: unidade dos bombeiros na Rua São Paulo, 1585 – Parque dos Estados;
  • Francisco Beltrão e Palmas: A Diocese conjunta de Palmas-Francisco Beltrão também está fazendo campanha arrecadando doações;
  • São Miguel do Iguaçu: unidade dos bombeiros na Rua Rui Barbosa, 400 – Centro;
  • Medianeira: unidade dos bombeiros na Rua Amazonas, 2877, São Cristóvão;
  • Santa Helena: unidade dos bombeiros na Rua Ângelo Catani, 1670.
  • Guaraniaçu: unidade dos bombeiros na Rua Manoel Ribas, 17 – Centro;
  • Nova Aurora: unidade dos bombeiros na Avenida castro Alves s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias – Centro;
  • Capitão Leonidas Marques: unidade dos bombeiros na Av. Curitiba 97 – Centro;
  • Quedas do Iguaçu: unidade dos bombeiros na Rua Acácia 1700 – Centro;
  • Corbélia: unidade dos bombeiros na Avenida São Paulo S/N – Santa Catarina;
  • Assis Chateaubriand: unidade dos bombeiros na Rua Copacabana;
  • Palotina: unidade dos bombeiros na Rua Dom Pedro I, nº 35A, Bairro Jardim Por do Sol;
  • Marechal Cândido Rondon: unidade dos bombeiros na Rua Pernambuco, 680, Centro;
  • Guaíra: unidade dos bombeiros na Rua Bandeirantes, s/nº, Bairro Vila Velha.

Como receber alertas de órgãos oficiais?

Se precisar de ajuda, ligue para a Defesa Civil (no número 199) ou com o Corpo de Bombeiros (no número 193).

Há outras formas de receber alertas de órgãos oficiais, na maior parte dos casos fazendo um cadastro com o celular.

  • Defesa civil: por SMS – envie mensagem para o número 40199, com o CEP da sua área; pelo WhatsApp – cadastre o número 61 2034-4611 ou acesse o site https://wa.me/556120344611, dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes; pelo Telegram – procure o contato “Defesa Civil Alertas”, dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.
  • Cemaden: o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) tem um Painel de Alertas; acesse o site http://www2.cemaden.gov.br/painelalertas/.
  • Inmet: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas por meio de seus sites e suas redes sociais; acesse o site http://portal.inmet.gov.br e os perfis @inmet_ no X (antigo Twitter) e @inmet.oficial no Instagram.

Que áreas do estado emitiram alertas?

Nesta sexta, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas relativos a rios e barragens válidos por 24 horas.

  • Alerta para inundação no Centro Histórico de Porto Alegre – moradores, comerciantes e trabalhadores de regiões próximas às ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro, Rua dos Andradas (rua da Praia), avenida Júlio de Castilhos e arredores devem deixar imediatamente essas áreas de risco e procurar locais seguros durante a elevação de nível do Guaíba.
  • Alerta para rompimento parcial da barragem 14 de Julho em Cotiporã – a orientação é que os moradores de regiões próximas ao rio nos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari.
  • Alerta extremo para o Rio Caí com risco de inundação severa e tendência de elevação de São Sebastião a Montenegro – a orientação é buscar abrigo e não atravessar alagamentos a pé ou de carro
  • Alerta para inundação no Rio Gravataí com níveis em elevação – a orientação é buscar abrigo e não atravessar alagamentos a pé ou de carro.
  • Alerta para inundação no rio dos Sinos, rio em elevação a partir de Taquara – a orientação é buscar abrigo e não atravessar alagamentos a pé ou de carro.
  • Alerta para inundação severa do rio Ibirapuitã, que apresenta continuidade de elevação em Alegrete – a orientação é buscar abrigo e não atravessar alagamentos a pé ou de carro.
  • Alerta extremo de inundação severa do Rio Jacuí, com elevação a partir de Dona Francisca – a orientação é buscar abrigo e não atravessar alagamentos a pé ou de carro.

Meteorologistas explicaram que a catástrofe é efeito da soma de três fenômenos, agravados pelas mudanças climáticas:

  • Cavado – uma corrente intensa de vento agindo sobre a região, que fez o tempo ficar instável.
  • Corredor de umidade vindo da Amazônia – que aumentou a força da chuva.
  • Bloqueio atmosférico – reflexo da onda de calor que deixou o centro do país seco e quente, fazendo a chuva se concentrar nos extremos do território.

Segundo especialistas, o Sul do Brasil tem condições favoráveis à ocorrência de tempestades nesta época do ano, mas calor da Terra e dos oceanos impacta a atmosfera, tornando os eventos climáticos mais intensos.

Tags:

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.