Roger Waters responde aos questionamentos sobre seu show e seus posicionamentos políticos

12 de junho de 2023

Roger Water, ex vocalista da banda Pink Floyd, vem sofrendo severos ataques quanto à sua performance e aos figurinos apresentados durante os shows, que traz muito sobre os seus posicionamentos políticos e críticas ao fascismo praticado no mundo. Roger sempre foi muito ativo na luta contra o fascismo, o nazismo e ditaduras, sua trajetória nessa luta sempre foi muito expressiva e significativa para o mundo, seu grande objetivo sempre foi levar essa discussão através da musica e de representações teatrais.

Na sua atual turnê, Roger relembra e revisita o disco e filme, The Wall, uma sátira de um ditador pirado, controverso e violento, onde ele assume esse papel, além de trazer símbolos que são familiares ou que pelo menos lembram um dos momentos mais perversos da história humana. Diante disso Roger, lançou na mídia uma declaração, novamente tentando explicar o que vem acontecendo, confira abaixo a nota:

Uma declaração de Roger Waters sobre a controvérsia sobre seu concerto em Berlim

Minha recente apresentação em Berlim recebeu ataques de má-fé daqueles que querem me caluniar e me silenciar porque discordam de minhas opiniões políticas e princípios morais. 

Os elementos de minha performance que foram questionados são claramente uma declaração em oposição ao fascismo, a injustiça e ao fanatismo em todas as suas formas. As tentativas de retratar esses elementos como algo diferente são dissimuladas e politicamente motivadas. A representação de um demagogo fascista desequilibrado tem sido uma característica dos meus shows desde “The Wall”, do Pink Floyd, em 1980. 

Passei minha vida inteira falando contra o autoritarismo e a opressão onde quer que os veja. Quando eu era criança, depois da guerra, o nome de Anne Frank era frequentemente falado em nossa casa – ela se tornou uma lembrança permanente do que acontece quando o fascismo não é controlado. Meus pais lutaram contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, com meu pai pagando o preço final. 

Independente das consequências dos ataques contra mim, continuarei a condenar a injustiça e todos aqueles que a cometem.

Tags:

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.