Roger Waters vence batalha jurídica e poderá se apresentar em Frankfurt
26 de abril de 2023
O ex vocalista do Pink Floyd, Roger Waters, venceu a ação judicial que o impedia que tocar na cidade de Frankfurt na Alemanha. Uma comissão administrativa da cidade havia pedido a proibição da apresentação do músico, com a afirmação que ele era “um dos anti-semitas mais conhecidos do mundo” e obrigando a cancelar a agenda na cidade. Roger prometeu que lutaria contra as proibições e saiu vitorioso da batalha jurídica.
A principal reclamação contra Waters, é a utilização de um balão inflável em formato de porco, a estrela de David e outros logotipos corporativos que teriam referências ao período do nazismo.
Segundo o jornal The Guardian, a decisão do tribunal administrativo de Frankfurt, foi de que o músico pudesse prosseguir com os eventos. Na decisão o tribunal, entendeu que mesmo que o show tenha alguns elementos que considerem de mau-gosto, por utilizar símbolos e logos inspirados no regime nazista, o artista tem liberdade artística para utilizar e foi decidido que ele poderia tocar em Frankfurt.
na declaração do tribunal foi decidido que o show deveria ser “visto como uma obra de arte” e não havia motivos suficientes para banir Waters.
É importante ressaltar que o artista “não glorificou ou relativizou os crimes dos nazistas ou se identifica com a ideologia racista nazista”