Rubia Divino lança ÁRIES, primeiro single do álbum ‘Transborda’

17 de setembro de 2021

A música já está disponível nas plataformas de streaming e abre os caminhos para o primeiro álbum de estúdio da artista, com lançamento previsto para 15 de outubro.

Foto: Divulgação

 

A artista Rubia Divino lança hoje (17) a música e o clipe do single “Áries”, que fará parte do seu primeiro álbum completo de estúdio, ‘Transborda’. A faixa já pode ser ouvida em todas as plataformas de streaming e o videoclipe pode ser assistido abaixo.

A música escolhida como primeiro single para desbravar os caminhos do álbum, remete a ancestralidade, traz simbologias astrológicas e religiosas para falar de coragem, descoberta e memória.

“Áries tem uma energia que se relaciona a Exu em muitos aspectos, que pode transitar nessa abertura ou fechamento de um ciclo. O disco todo fala sobre processos de cura, de reconhecimento e descoberta… e ”Áries” carrega todos esses elementos. Acho que ela merecia destaque por ser uma canção de muita força”, explica Rubia.

TRANSBORDA: disco completo e álbum visual serão lançados até novembro

“Transborda” é o primeiro álbum de estúdio da Rubia Divino, que já lançou o EP (AFRO)ntamento, em 2015, além de um álbum ao vivo pelo Release Showlivre em 2019. O disco conta com 10 faixas, das quais três serão lançadas também como álbum visual, em narrativa única de três atos. A produção foi viabilizada pelo Prêmio Aniceto Matti, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), de Maringá (PR). 

O álbum “Transborda” nasceu do reconhecimento da artista em sua própria ancestralidade, a partir do momento em que reuniu códigos relacionados à percepção de seu pertencimento e subjetividade no mundo. 

“A inspiração do disco veio da ligação com as minhas raízes. Tudo que envolve a concepção deste trabalho vem dessa minha investigação sobre a cura, através da construção de uma narrativa sobre como entender e dimensionar o que é um legado, ancorado ao sagrado e à memória”, reflete a cantora.

Na gravação, acompanharam a cantora os músicos Caio Emílio (percussão), Lilian Nakahodo (piano/teclado), Luca Ramos (guitarra), Lucas Trabuco (contrabaixo), Rhuan Rodrigues (bateria). A produção é de Erica Silva e Coprodução de Lilian Nakahodo.

Além do lançamento em todas as plataformas de streaming, o álbum terá 300 cópias em CD que serão distribuídas gratuitamente para o público, personalidades pretas, imprensa especializada e festivais de música. Com 12 anos de estrada, a cantora,  compositora e produtora cultural Rubia Divino é referência no meio artístico e musical no Paraná, se destacando por sua força de interpretação, potência vocal e militância. Em “Transborda”, produz a muitas mãos um trabalho genuinamente brasileiro, que por meio do seu olhar e vivências, não abre mão de ter como base as influências de sua raiz.

“Entendo que é necessário não apenas ocupar espaços, mas também abrir caminhos para as gerações que vem depois de nós. O objetivo desse lançamento é celebrar a música preta brasileira com essa obra que marca meus 12 anos de carreira”, celebra a artista.

SOBRE RUBIA DIVINO

A cantora  e  compositora abarca  nas escritas um  universo  diaspórico  e feminino  em  potência  do  fazer  e  ser  como  ponto  principal.  Rubia ressignifica  esse  lugar com olhos,  ouvidos, coração e as memórias do  passado  e  do  presente  na ação  da  voz  em  dosagens homeopáticas de  força, leveza e  coragem.

Sua veia musical tem como influência o pai e a avó paterna, que apresentou  o jazz, o samba e a música instrumental à artista carioca. Aos 20, começou a se apresentar em locais pequenos e festivais independentes. Desde então, vem fazendo shows pelo Brasil afora, mirando o mundo. Há 7 anos Rubia vive entre Maringá e Curitiba. Foi no Paraná que encontrou o reconhecimento na cena da música independente. Mulher, negra e periférica, une em seu trabalho música e resistência, com forte discurso contra a desigualdade social e o racismo. 

Já dividiu  o  palco  com  Mulamba, Dow  Raiz, Banda  Mais  Bonita,  Di  Melo,  Lio Soares (Tuyo), Janine  Mathias, Adriano  Grineberg e  outros artistas  da  cena nacional e local.

Em 2015 gravou o EP ’(AFRO)ntamento’, propondo a releitura de obras de cantores negros consagrados, enfatizando a beleza dos cantos e sambas, bem como a luta, a força e o combate ao racismo, postura tão necessária nos dias atuais. Com o álbum “Transborda”, vai compartilhar não apenas sua voz, mas também suas próprias partes de dentro e de fora.

Siga Rubia Divino: 

Inscreva-se

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2021 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados