Saiba como criar o seu boneco ‘Funko Pop’ virtual, nova trend do momento
27 de dezembro de 2023
Depois do sucesso dos personagens “Disney Pixar” criados por inteligência artificial (IA), a nova trend do momento nas redes sociais são os bonecos estilo “Funko Pop”.
Assim como o da Pixar, que viralizou em outubro deste ano, os “Funko Pop” não são criados pela empresa oficial dos bonecos e, sim, por uma tecnologia de IA da Microsoft, que usa um “robô desenhista” (entenda como eles funcionam).
Por trás dessa inovação, está o DALL-E 3, sistema da OpenAI (a mesma dona do ChatGPT), que usa a inteligência artificial para criar ilustrações.
Como criar o seu boneco estilo ‘Funko Pop’
Para te ajudar a entrar na “trend”, o g1 listou o passo a passo de como acessar a plataforma. O site não está disponível em português, mas é possível criar sem muita dificuldade. Veja:
primeiro, entre no site de criação de imagens IA do Microsoft Designer (https://designer.microsoft.com/);
No canto direito do site, toque em “Get Started For Free” (“Comece gratuitamente”, em português);
Em seguida, clique em “Sign up or sign in” (“Cadastre-se ou faça login”, em português);
Na coluna “Get Started with generative AI” (“Comece com IA generativa”, em português), em “Image Creator”, toque em “Generate”; (“Gerar”, em português);
Depois, você será redirecionado para outro site do Microsoft Designer. Na barra de criação, monte uma descrição parecida com esta abaixo. Aguarde alguns minutos e, então, toque na imagem gerada e faça o download.
Comando: “Crie um Funko Pop de um/uma [coloque aqui o seu gênero] chamado [coloque aqui o seu nome], [informe aqui detalhes como cor da pele, características do rosto, forma do cabelo, roupa, tênis etc] . O Funk deve ser apresentado dentro e fora de uma caixa azul de “edição ilimitada”. A caixa também deve permitir a visualização do funko, tipografia, a renderização deve ser em 3D com o fundo branco.”
⚠️ Vale lembrar que, quanto mais detalhes você fornecer, mais preciso o seu boneco ficará. Também é importante ter um pouco de paciência, pois os primeiros resultados podem não ser tão eficientes. Por isso, vale ir testando outros comandos.
Entenda mais sobre os ‘robôs desenhistas’
- O QUE SÃO: modelos de inteligência artificial treinados para “pensar” de forma parecida com o cérebro humano
- COMO DESENHAM: usam uma técnica chamada “difusão”, que começa as imagens a partir de pontos aleatórios e, aos poucos, forma algo que pode ser reconhecido por um ser humano
- COMO SÃO CRIADOS: os robôs usam conjuntos extensos com bilhões de fotos ligadas às suas descrições em texto para aprender a reconhecer objetos e estilos artísticos
- QUAL O DEBATE: se esses robôs podem ou não substituir ilustradores profissionais e se o aprendizado a partir de imagens disponíveis na internet pode ser considerado roubo de propriedade intelectual
- ONDE TESTAR: Midjourney, Stable Diffusion e DALL-E estão abertos ao público em versões beta, que podem ser experimentadas em seus sites.