Sesc PR promove em 23 cidades semana dedicada à literatura

15 de setembro de 2017

Com o tema “Literatura e(m) Movimento: travessias do tempo e do espaço”, a Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro chega a sua 36ª edição, em 23 cidades paranaenses. Palestras, oficinas e encontros promoverão reflexões sobre a literatura e a maneira como ela transita no tempo e no espaço

De 18 a 23 de setembro, o Sesc PR promove em todo o estado uma das maiores feiras e encontros literários do Brasil, a 36ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro. O evento ocorre simultaneamente em Curitiba, na Praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em outras 22 cidades paranaenses. Neste ano, a programação traz como tema central a “Literatura e(m) movimento: travessias do tempo e do espaço”. “Durante seis dias, reuniremos mais de 425 atividades, entre mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, entre outras; com a presença de mais de 160 convidados, além de livrarias e editoras universitárias presentes”, revela a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Massaro Carrara Bruneri.

A semana proporá uma reflexão sobre a literatura e o potencial que ela tem de trânsito. “A ideia de trânsito se desdobra em várias compreensões. Mobilidade pode se referir à literatura como sendo capaz de estabelecer interfaces com a música, a dança, a performance, as artes plásticas, a memória, contaminando-as com características através do tempo e do espaço”, destacam os curadores da Semana Literária.

Literatura em Movimento, livro e cidadania

A crítica de arte, Verônica Stigger; o videoartista, poeta visual e artista gráfico, Walter Silveira, e a psicanalista, doutora em Literatura, Flávia Cera, abordam, na noite de abertura (18), a partir das 19h30, o princípio interdisciplinar que a poesia adquiriu e como se propagou por meio de exposições, vídeos e eventos multimídia.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o mestre em Educação, Marcelo Luciano Martins Di Renzo; e o professor de Língua e Literatura na UFPR e vice-diretor da Editora da UFPR, Rodrigo Tadeu Gonçalves, abordarão, na terça-feira (19), a partir das 19h, na mesa-redonda Livro e Cidadania, os conceitos de livro como suporte do texto e como processo de formação do cidadão.

Tradução e Migração

Dois tradutores convidados, Guilherme Gontijo Flores e Eduardo Ribeiro Fonseca, ambos ganhadores do Prêmio Jabuti na categoria de Tradução, com obras publicadas pela Editora UFPR, debaterão os desafios da tradução no presente, o mercado editorial, a vida acadêmica, as distâncias entres línguas, os projetos literários, poéticos, filosóficos e poéticos em jogo em cada empreitada tradutória. Caetano Galindo, também tradutor, conduzirá o debate, na quarta-feira (19), às 20h.

Outra proposta do evento é levar ao público uma discussão sobre a maneira como a literatura relaciona-se com os processos de migração em curso e quais são os diálogos que se constroem nas cidades que recebem novas comunidades. A curadoria revela que é interessante avaliar as implicações da desterritorialização na escrita daqueles que optaram por deixar o país de origem. Refugiada no Brasil desde 2014, a jornalista cubana, historiadora, pesquisadora independente e antropóloga María Ileana Faguagua Iglesias é uma das convidadas de Curitiba para um bate-papo sobre Vidas Refugiadas, na sexta-feira (22), às 11h.

A Semana Literária Sesc PR e XV Feira do Livro também apresenta ao público a exposição Vidas Refugiadas, – grupo de imagens do fotógrafo Victor Moriyama, focado no cotidiano de oito mulheres refugiadas que vivem no Brasil. A exposição revela as dificuldades e os problemas enfrentados por estas mulheres, ao mesmo tempo que traz à tona as conquistas, valores e feitos para viverem dias melhores no país que as acolheu. A curadoria do projeto é de Gabriela Ferraz, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados e Organização Internacional do Trabalho.

Poesia Contemporânea e outras linguagens

Os poetas Marcelo Ariel e Rodrigo Garcia Lopes, mediados por Diamila Medeiros dos Santos, debaterão sobre a poesia contemporânea, quem são os leitores de poesia e quais as possibilidades para o discurso poético, na quarta-feira (20), a partir das 20h.

O designer gráfico, poeta e produtor de mídia interativa, André Vallias, ao lado do doutor em antropologia social, Pedro de Niemeyer Cesarino e do professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária da UFPR, Alexandre André Nodari, ressaltam a relação entre mito, literatura e história, na quinta-feira (21), a partir das 19h30.

Livros e visitas guiadas

Em Curitiba, 25 editoras e livrarias comercializarão livros com desconto mínimo de 20% sobre o valor de capa. Aexpectativa é que em todo o evento, nas 23 cidades, mais de 40 mil livros sejam comercializados.

A programação ainda conta com visitas guiadas pelo Centro Histórico de Curitiba, tendo como proposta sensibilizar o olhar do público e valorizar o patrimônio local. A pesquisadora Clarissa Grassi coordena uma caminhada diferente pelo Cemitério Municipal de Curitiba. A proposta é visitar túmulos de poetas paranaenses, como Emiliano Perneta, Helena Kolody e Emílio de Menezes. As inscrições são limitadas e ocorrem de 18 a 23 de setembro, durante a feira na Praça Santos Andrade.

O horário de funcionamento do evento, de segunda-feira (18) a sexta-feira (22) é das 10h às 20h30 e, no sábado (23), das 10h Às 18h.

A programação completa  está disponível no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Mais informações pelo telefone (41) 3304-2266.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.