Seu Jorge é alvo de ofensas racistas em Porto Alegre

17 de outubro de 2022

O cantor Seu Jorge foi alvo de ataques racistas durante um show no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, na última sexta-feira (14), de acordo com diversos relatos nas redes sociais. Seu Jorge teria levado um jovem negro para tocar cavaquinho e durante esse momento trouxe uma pauta muito séria e importante para o publico, a contrariedade a maioridade penal e os assassinatos de outros jovens negros e moradores de comunidades pobres. Ao sair do palco e aguardar os pedidos de bis, foi audível gritos de pessoas o chamando de “vagabundo”, “safado”, “mito” e até barulhos imitando macacos, algo abominável.

A equipe do artista foi procurada e disse que não ia “se manifestar sobre o ocorrido” – narrado as redes sociais. De acordo com O GLOBO a comunicação do Grêmio Náutico União, pediu para entrarem em contato na segunda, pois ninguém da diretoria estava disponível.

O artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem comete o crime de injúria racial. Este crime geralmente está associado ao uso de palavras depreciativas ou violência em relação “a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima”, conforme redação do Código Penal.

Nossa solidariedade ao Seu Jorge e também todos da equipe que foram ofendidos.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.